quarta-feira, 11 de março de 2015

NÚMERO DE HOMICÍDIOS CAI 7% NO RIO GRANDE DO NORTE

Policiamento aumentou no Vale Dourado, localizado no N. Sra. da Apresentação, um dos 21 bairros onde o índice de crimes reduziu

Itaércio Porpino
Repórter da Tribuna do Norte


Os índices de homicídios e de outros crimes violentos letais intencionais (CVLI) tiveram uma queda no Rio Grande do Norte tanto de janeiro para fevereiro deste ano, como na comparação dos dois primeiros meses de 2014 e 2015. No primeiro comparativo, a redução foi de 30,9% (de 145 para 107 crimes) e, no segundo, de 7,09% (de 282 para 262 crimes). Se a violência diminuiu em Natal e Região Metropolitana, por outro lado, aumentou mais de 13% no interior do Estado
Os dados estão no Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações do Rio Grande do Norte referente a fevereiro de 2015, apresentado ontem pela manhã por representantes dos órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). As autoridades policiais, entretanto, ainda estão se debruçando sobre os números e gráficos para entender e explicar por que foi registrado um aumento de 13,95% no índice de crimes no interior do Estado, que saltaram de 43 para 49, comparando os dois primeiros meses de 2014 e 2015.

“Ainda estamos fazendo a análise criminal para apontar as causas desse aumento. Devemos concluir até a próxima quinta-feira”, disse Ivênio Hermes, coordenador de Informática e Estatística da Sesed, que em relação  ao resultado geral considera ter havido um avanço. Segundo ele, há quatro anos o Estado não registrava uma queda nos índices de violência.

O relatório info-estatístico referente a fevereiro de 2015 aponta que as ações integradas das polícias Militar e Civil estão surtindo efeito. De acordo com o estudo, o trabalho ostensivo nas ruas reduziu consideravelmente o índice de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de homicídios e outros crimes violentos letais intencionais.

Segundo o relatório, em fevereiro deste ano foram registrados 107 crimes violentos no Rio Grande do Norte, o que corresponde a uma redução de 26,21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 145 crimes. Comparando-se com janeiro deste ano, quando foram contabilizados 155 mortes, a redução foi ainda maior, com uma queda de 30,9%. Já em relação ao acumulado nos dois primeiros meses do ano, num comparativo com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 7,09%. Nesses dois meses foram registrados 262 crimes, enquanto que em janeiro e fevereiro de 2014 foram contabilizados 282.    

Os índices de crimes violentos diminuíram em todas  as regiões de Natal e em 21 dos 24 bairros da cidade. Somente em Potengi e Igapó, na zona Norte, e  Planalto, na zona Oeste, houve um acréscimo no número de mortes. As duas regiões seguem liderando o ranking de violência, seguidas pelas Leste e Sul.

Ivênio Hermes destaca que o estudo estatístico da Sesed segue uma linha bem analítica que direciona para onde o crime está acontecendo. E ao confrontar um período de um ano, como foi feito, é possível observar a mudança do cenário dos bairros, da iluminação pública, coisas que contribuem para a violência. 

“Temos essa estatística por ruas, por estabelecimentos como bares. Mergulhamos fundo na criminalidade. Esse é um estudo muito importante para orientar as ações ostensivas e de prevenção da polícia”, concluiu.

Nenhum comentário: