quinta-feira, 19 de março de 2015

PAZ ESTÁ RESTABELECIDA', DIZ DIRETORA DO MAIOR PRESÍDIO DO RN APÓS REBELIÕES

HOmens da Força Nacional e do BPChoque entraram em Alcaçuz nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/PM)

Do G1 RN

Policiais da Força Nacional, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais da PM entraram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz na manhã desta quinta-feira (19). A unidade, a maior do sistema prisional potiguar, fica em Nísia Floresta, na Grande Natal. O objetivo é a realização de uma revista para garantir que não há mais barras de ferro ou armas improvisadas. A série de rebeliões em unidades prisionais do estado durou oito dias e terminou nesta quarta-feira (18), após uma negociação entre os presos e Justiça, Ministério Público e Comissão de Direitos Humanos.

Das 33 unidades prisionais do estado, 14 foram alvos de motins. De acordo com a diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá Simas, "a paz está restabelecida".

Na manhã desta quarta (18), em Alcaçuz, a operação recebeu apoio do helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria Estadual de Segurança, de um helicóptero da Força Nacional e de uma ambulância da Polícia Militar. A intervenção teve início por volta das 6h.
Leonardo Freire, coordenador da Administração Penitenciária (Coape), afirmou que a situação está sob controle. "A Força Nacional e a PM estão nos pavilhões controlando a situação. A questão da revista também está sendo feita. Tudo de irregular está sendo retirado. Ao mesmo tempo, estão analisando a possibilidade de algumas transferências para que possamos começar a reconstrução", disse.

O coordenador ainda afirmou que os presos perceberam que eles não estão no controle. "A Coape vai gerenciar a reconstrução, transferências e a parte administrativa, precisamos de mais agentes. Preso tem que ser tratado com respeito, mas o presídio não é jardim de infância. As reivindicações dos presos serão apuradas, mas coisas sobre a direção não procedem", afirmou.

De acordo com a diretora de Alcaçuz, os presos estão na quadra da unidade prisional. "Os presos já estão todos na quadra. Estão retirando o entulho de dentro do presídio para realizar a revista", disse Dinorá Simas, diretora da unidade.


Clique aqui e continue lendo

Nenhum comentário: