segunda-feira, 11 de maio de 2015

COM PALESTRAS, MPRN APRESENTA IDEIAS PARA DIVULGAR TRANSFORMANDO DESTINOS NO RN


O Ministério Público Estadual apresentou nesta sexta-feira (8) como se dará a atuação institucional articulada através do projeto Transformando Destinos lançado na noite de quinta-feira (7) e que capitaneia ações e estratégias de enfrentamento às drogas e de suas consequências.

A apresentação do projeto que conta com apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern) e da Cosern foi feita para Promotores de Justiça de todo o Estado, que serão fomentadores das ações junto aos municípios. A capacitação também foi voltada para servidores do MPRN e de órgãos parceiros.

“Que o lançamento de ontem não seja o lançamento bonito de algo, mas o lançamento de algo bonito a se fazer e que consigamos verdadeiramente transformar destinos”, destacou o Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis Lima durante a abertura do evento na manhã desta sexta-feira.

O Corregedor-Geral do Ministério Público, Paulo Leão, ressaltou a parceria do órgão superior da administração no Transformando Destinos que, na sua opinião, é um projeto eminentemente de fôlego e de união. “Temos o entusiasmo total com esse projeto que busca um final diferente para as pessoas que têm nas drogas um obstáculo”, disse.

Para o Presidente da Ampern, Eudo Rodrigues Leite, com o lançamento o Transformando Destinos deixa de ser um projeto do Ministério Público para ser um projeto da sociedade potiguar. “É um projeto para o qual vamos fazer o possível para ter sucesso. É com grande orgulho que nos juntamos a esse desafio com dedicação”, comentou.

Participaram também da abertura da apresentação do projeto as Promotoras de Justiça Coordenadoras dos CAOPs da Infância, Gerliana Rocha; da Saúde, Iara Pinheiro; Criminal, Luciana D'Assunção; e Caop Cidadania, Iveluska Xavier, além do Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), André Mauro Lacerda.

A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Ceará, Socorro França, ex-Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas e atual Controladora Geral, palestrou sobre a experiência no enfrentamento às drogas naquele estado visitado recentemente por membros do MPRN, pelo PGJ/RN e o Governador do RN, Robinson Faria.

“Quando eu cheguei aqui e vi o nome do projeto Transformando Destinos, meu coração começou a saltar. Vocês já pensaram como isso é forte, e ainda mais dentro de um coração. Eu sempre digo que o que está faltando basicamente é que a gente se humanize, parabéns a vocês pelo projeto, vocês já são um exemplo”, entusiasmou.

Na sequência, a Coordenadora do projeto Redes, da Senad, abordou a política nacional de drogas, destacando o princípio da responsabilidade compartilhada, e os Promotores de Justiça da Comarca de Natal abordaram, cada um na sua área (Infância e Juventude, Manoel Onofre Neto; Cidadania, Oscar Hugo; Saúde, Kalina Filgueira; e Educação, Zenilde Alves), como tem sido a atuação institucional em relação ao enfrentamento às drogas em Natal.

O encerramento dos trabalhos se deu com a palestra motivacional do produtor musical João Estrella, que teve sua história contada no livro e no filme “Meu nome não é Jhonny”. João agradeceu o convite e a oportunidade de participar de um momento histórico, lembrando aos presentes seu envolvimento com a droga, desde que fumou maconha pela primeira vez aos 14 anos, traficou e foi preso. “A privação da liberdade foi o muro para frear o trem-bala da minha adolescência”, testemunhou. “A lucidez é o que nos impulsiona”, deixou o recado.


Fonte: MP RN

Nenhum comentário: