quinta-feira, 7 de maio de 2015

RN TÊM O MENOR ÍNDICE DE JOVENS NEGROS ASSASSINADOS EM RELAÇÃO AOS JOVENS BRANCOS NO NE

Foto: Repordução/G1

Relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República nesta quinta-feira, 7, mostra que os jovens negros no Rio Grande do Norte têm 0,38 chance de serem assassinados do que jovens brancos.
Contudo, este índice registrado pelo o estado é o menor da região Nordeste e o nono em todo o Brasil e está na escala de vulnerabilidade Média. Os quatro estados onde há a maior vulnerabilidade são nordestinos: Alagoas (0,608), Paraíba (0,517), Pernambuco (0,506) e Ceará (0,502).
Os dados são de 2012 e fazem parte do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, elaborado em parceria da secretaria, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ministério da Justiça e o escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.
Exceto o estado do Paraná, em todas as unidades federativas, os negros, que incluem pretos e pardos, com idade de 12 a 29 anos, correm mais risco de exposição à violência, estão mais vulneráveis que os brancos, incluindo brancos e amarelos, na mesma faixa etária.
Ainda de acordo com o relatório, a cor da pele dos jovens está diretamente relacionada ao risco de exposição à violência.
Para mudar esse cenário, o secretário nacional de Juventude defende medidas de combate ao preconceito racial. “Temos estados em que a situação é mais grave, portanto [há] a demanda de apresentação de uma política, não só de uma política que chegue ao território, mas uma política que consiga também ter um enfoque de combate ao racismo”, analisa o secretário.
Outro índice apresentado no relatório é o IVJ – Violência, que existe desde 2008. Para esta edição, foram analisados 288 municípios com mais de 100 mil habitantes. Os índices mais altos estão, mais uma vez, na região Nordeste onde entre os 59 locais analisados, 20 têm coeficientes altos.
A região com mais localidades analisadas foi a Sudeste, onde os coeficientes foram os mais baixos. De 139 municípios da Região Sudeste incluídos no indicador, só seis estão no grupo de muito alta exposição de violência.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: