terça-feira, 2 de junho de 2015

JUSTIÇA DECIDE QUE OPERADORAS NÃO PODEM SUSPENDER INTERNET NA PB

Do G1 PB

Uma decisão judicial determinou que as operadoras de telefonia móvel que atuam na Paraíba não mais suspendam o serviço de internet móvel - ou restabeleçam, caso já tenham suspendido - de consumidores que tenham contratado o serviço de internet móvel ilimitada. O parecer apresentado pelo juiz titular do 2º Juizado Auxiliar da Fazenda Pública de João Pessoa, José Gutemberg Gomes Lacerda, na última quarta-feira (27).

Por meio da assessoria de imprensa, a Telefonica Vivo e a Oi informaram que não iriam comentar a decisão judicial. Por sua vez, a Claro infomou que ainda não foi notificada da decisão. A TIM comunicou que que ainda não foi notificada e, por isso, prefere se manifestar apenas depois de conhecer o teor da decisão.

m caso de descumprimento da determinação, as operadoras vão ter que pagar uma multa diária de R$ 20 mil. A ação foi ajuizada em conjunto pelos Procons de João Pessoa,Bayeux e Estadual da Paraíba contra a TIM, a Claro, a Oi e a Vivo.

Segundo a decisão, todas as companhias comercializaram, juntamente com o serviço de telefonia celular, pacote de dados de internet cujo acesso era ilimitado, alterando-se apenas a velocidade de acesso, conforme deixa claro os contratos e material publicitário.
“Em outra perspectiva, a alteração da forma de cumprimento do contrato contraria a expectativa criada nos consumidores, decorrente da ampla publicidade veiculada para a comercialização da internet ilimitada, ferindo, outrossim, a boa-fé objetiva que deve reger todos os contratos”, diz o juiz no documento.

O magistrado ressalta que as várias reclamações feitas aos Procons demonstram que houve mudança abrupta e unilateral do serviço, prejudicando o contratado. “O risco da demora é presumível, haja vista a relevância que os serviços de internet móvel alcançaram no mundo contemporâneo”, aponta.


Nenhum comentário: