Da
Agência Brasil
Cerca
de 9,5 mil alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro estão inscritos para
participar da primeira etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (Obmep), que ocorre nesta terça-feira (2) em todo o Brasil. A
atividade é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio para
estimular e promover o estudo da matemática e revelar talentos da área.
A
competição, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(Inpa) há dez anos, é formada por duas fases. a primeira consiste em 20
questões objetivas de múltipla escolha e que são aplicadas pelas próprias
escolas inscritas e a segunda para os classificados na primeira etapa, em
setembro, na sede da Fundação de Apoio à Escola Técnica, em Quintino, zona
norte do Rio.
Durante
a competição, os estudantes de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase, de
acordo com os critérios estipulados no regulamento da prova, serão avaliados e
classificados para a 2ª fase da olimpíada, prevista para o dia 12 de setembro.
Os melhores colocados na classificação final serão contemplados com 500
medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze. Um
total de 6,5 mil medalhas, além de 46,2 mil certificados de menção honrosa pelo
desempenho e participação. A lista dos premiados será divulgada no dia 27 de
novembro no site do projeto.
Além
das Olimpíadas de Matemática, durante todo o ano são organizadas Olimpíadas
Científicas que englobam áreas do conhecimento como química, astronomia,
física, linguística, biologia e oceanografia. Uma das estratégias adotadas por
algumas escolas para estimular o interesse dos alunos nas atividades diárias da
escola e também nas Olimpíadas Científicas, é a utilização de redes sociais
para esclarecimento de dúvidas, mesmo fora do horário de aula.
É
o que ocorre no Colégio Estadual Erich Walter Heine em Santa Cruz, zona oeste
do Rio de Janeiro. Além do uso da internet, o colégio oferece também aulas
práticas como ferramenta de fixação do aprendizado e realiza a correção de
questões de olimpíadas anteriores. "Procuramos trabalhar em conjunto,
mostrando sempre para os estudantes que determinado conceito é necessário para
a existência de uma outra área.Também temos tirado dúvidas dos alunos nas redes
sociais, quando há necessidade. Acredito que os resultados estão relacionados
ao esforço do jovem, ao trabalho da equipe docente, da direção e dos envolvidos",
explicou a coordenadora de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
do colégio, Christiane Jansen.
As
Olimpíadas Científicas promovem a socialização entre docentes e estudantes e
através de provas teóricas, experimentos e debates, os alunos aumentam as
oportunidades de estudar em universidades internacionais como representantes do
Brasil.
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