sexta-feira, 12 de junho de 2015

PARABÉNS JANDUIS – 53 ANOS DE HISTÓRIA

"Estrela do Sertão"

Um pouco da nossa cidade!

A cidade desenvolveu-se no território de uma antiga tribo indígena que tem o nome homônimo da cidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é estimada em 5.345 habitantes em uma área territorial de 305 km². Distante 286 quilômetros de sua capital, Natal.
Inicialmente habitado pelos índios Janduís, a povoação atual teve início no final do século XIX, com a expansão das fazendas de algodão ao longo da região, com principal destaque ao fundador do município Canuto Gurgel do Amaral.
A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de Santa Teresinha que acontecem durante o final do mês de outubro, a comemoração da semana santa que é considerada uma das maiores do estado, emancipaçãopolítica, vaquejadas, Movimento Escambo de Teatro Popular, entre outros eventos que atraem turistas de todos os lugares. Graças aos tradicionais grupos de teatro Janduís tornou-se conhecida nacionalmente como "Estrela do Sertão", em homenagem aos grupos de artistas.
Janduís no fim do século XIX era um vilarejo denominado São Bento Velho, cuja principal atividade econômica era o cultivo do algodão. Próximo do cruzamento de vários caminhos para localidades importantes do Rio Grande do Norte e Paraíba, a fazenda de Vicente Gurgel do Amaral destacava-se dentre as outras da localidade, com a morte do proprietário das terras, a administração passa para um de seus onze filhos, o senhor Canuto Gurgel do Amaral, considerado o fundador de Janduís.
Canuto Gurgel, em pagamento a uma promessa feita a São Bento, construiu a primeira igreja do município em 1912. O fazendeiro também construiu prédios comerciais e instalou a primeira feira em 1926, ganhando rapidamente popularidade na região e promovendo o desenvolvimento do povoado. Todavia, era comum a ocorrência de tumultos e troca de bofetes. Daí o nome de São Bento do Bofete, denominação pela qual a região ficou conhecida por muitos anos. Em 1938, em homenagem ao ditador Getúlio Vargas, São Bento Velho recebeu o nome de "Distrito Getúlio Vargas" e apenas em 1943passou a ser chamado de Janduís, em homenagem aos índios da região, sendo desmembrado do município de Caraúbasem 1962 através da lei nº 2.746, de 7 de maio de 1962 e instalado em 12 de junho de 1962, e em 23 de agosto de 1962, Janduís teve o seu primeiro prefeito eleito o senhor Miguel Veras Saldanha.
Com um crescente número de devotos em todas as regiões de Janduís, Santa Teresinha, tornou-se a padroeira oficial do município, tendo atualmente uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Rio Grande do Norte, contudo, São Bento continua com vários devotos na cidade, estando ao lado de Santa Teresinha na procissão de outubro. Em 2007começou a ser erguida no conjunto Verde Teto uma Igreja em homenagem a São Bento, sendo a primeira festa em Julho de 2008, com Santa Teresinha ao lado do co-padroeiro de Janduís durante toda festa, representando a união dos santos padroeiros do município para abençoar os milhares de devotos de Santa Teresinha e São Bento em Janduís.



Nenhum comentário: