sábado, 11 de julho de 2015

100% DOS RINS DOADOS NO RN FORAM PARA PACIENTES DO ESTADO

Os transplantes são realizados no Hospital do Coração e HUOL -
ASCOM/SESAP

 Neste segundo trimestre de 2015 – abril, maio e junho - todos os rins doados no RN, foram transplantados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e no Hospital do Coração, em Natal. Portanto, ficaram com receptores do Rio Grande do Norte, segundo a subcoordenadora da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Mary Bruno.

 De acordo com ela, a cada três meses a Central de Transplantes faz uma estatística que é encaminhada para o Registro Brasileiro de Transplante, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos - ABTO. “Em 2012 o Estado ficou com 50% dos rins. Em 2013 aumentou para 62% e em 2014 para 68%. No primeiro trimestre de 2015, 75%, e agora 100%”.

Mary Bruno disse que isso é resultado de um trabalho feito junto aos laboratórios, clínicas de diálises e os centros de transplantes do Hospital Universitário e do Coração, para ampliar o acesso a fila de pessoas que necessitam de transplante de rins. “Hoje temos uma média de 150 pessoas na fila de transplante. Em dezembro de 2013, por exemplo, tínhamos apenas 50 pessoas na fila de espera”.

“Nós estamos fazendo ainda um trabalho com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal sobre a importância da discussão da temática da doação/transplantes de órgãos na atenção básica, onde se destaca a importância da prevenção as doenças renais e o pré-transplante – para que as pessoas possam ter acesso a fila de transplante – e o pós-transplante, onde se projeta uma alta qualificada, ou seja, o contato dos transplantados com a unidade de saúde mais próxima da residência dos pacientes para que os hospitais transplantadores possam dar apoio”, ressaltou a subcoordenadora da Central de Transplantes da Sesap.

Setembro Verde Mary Bruno adiantou que a Central de Transplantes está elaborando um calendário de atividades para dar ampla divulgação a importância da doação. De acordo com Mary, no dia 27 de setembro comemora-se O Dia Nacional de Doações de órgãos, e a ideia é que se tenha no Rio Grande do Norte monumentos públicos iluminados com a cor verde.


“A gente vai encerrar o Setembro Verde no dia 26 de setembro, com a III Caminhada pela Vida, que sairá do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) até o Parque das Dunas”, concluiu a subcoordenadora da Central de Transplantes da Sesap. 

Nenhum comentário: