sábado, 4 de julho de 2015

BANCADA DEBATE SOLUÇÕES PARA CRISE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SERIDÓ


Felipe Maia participou ativamente da audiência pública sobre a crise hídrica
Há quatro anos o Rio Grande do Norte vive um período de estiagem prolongado. Como consequência disso, 153 municípios estão em estado de calamidade pública, vinte cidades estão passando por rodízio de água, sendo que onze estão em colapso. O Seridó potiguar é uma das regiões do Rio Grande do Norte que tem sofrido com a seca. Foi com o objetivo de escutar o pleito da população que o coordenador da bancada federal, deputado federal Felipe Maia, reuniu no sábado (04), membros da bancada, prefeitos da região e representantes do governo do estado para ouvir as demandas dos municípios e o que está sendo feito para amenizar o problema.
Da bancada federal estiveram presentes os deputados federais Antônio Jácome, Walter Alves, Rogério Marinho, Rafael Motta, Zenaide Maia e Beto Rosado e o senador José Agripino. Os deputados estaduais Álvaro Dias, Vivaldo Costa e Nelter Queiroz e os prefeitos de Caicó, Roberto Germano, de Acari, Isaias Cabral, de Assu, Ivan Jr, de São Fernando, Genilson Maia, de Ipueira, Paulo Brito e de Santana do Seridó, Adriano Gomes. Além do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, o diretor da Caern, Marcelo Toscano, o diretor do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso e o coordenador regional do DNOCS, José Eduardo Alves.
A programação do evento contou com visitas aos Açudes Itans, em Caicó e Gargalheiras, em Acari e audiência na Câmara Municipal de Caicó. Tanto no Itans quanto no Gargalheiras foi presenciado o cenário semelhante: a escassez de água. O primeiro com 8% de armazenamento e o segundo, em nível crítico de 1,23%. No Plenário Prefeito Inácio Bezerra, o deputado Felipe Maia destacou a importância do debate: “Estamos reunidos para chamar atenção do problema que se arrasta por anos e para provocar alternativas dos órgãos competentes. Como parlamentar, estamos cumprindo o nosso papel que é escutar a sociedade e encaminhar as demandas para que os responsáveis possam apontar a solução, seja o governo estadual ou o federal ”, disse Maia.
Na pauta do encontro foram apontadas soluções emergenciais e de médio prazo para amenizar a falta de água como a construção de poços tubulares; o desassoreamento do Itans; a interligação das bacias hidrográficas; a construção de adutora de engate rápido e a conclusão da Barragem de Oiticica. E, como alternativa definitiva a transposição do Rio São Francisco que teve início no ano de 2007, no entanto a maioria dos lotes da obra estão à espera de aditivos contratuais.
Os parlamentares receberam o apelo da comunidade que expôs a realidade dos municípios e solicitou o empenho da classe política na tentativa de reverter a situação crítica. Como resposta a população e aos parlamentares, o titular da Semarh destacou o trabalho desenvolvido pela pasta na tentativa de resolver o problema. Segundo o secretário, há o entendimento para a ampliação da operação carro-pipa para a zona urbana porque atualmente o serviço só ocorre na zona rural. Além disso, a perfuração, instalação e recuperação de poços até o mês de setembro.
Em complemento, o diretor da Caern informou que haverá reunião na próxima terça-feira, na sede da Agência Nacional das Águas (ANA) juntamente com a Chesf para tratar do conserto do problema técnico que impede o funcionamento normal do Açude de Coremas que abastece municípios da Paraíba e o Rio Grande do Norte, dentre eles Caicó.
“A bancada federal está unida em prol da causa que também atinge os pequenos produtores rurais que estão endividados e os que precisam do subsídio do milho. Foi assinalado o compromisso e o empenho de todos os que estiveram reunidos. A seca não é um problema novo, porém é preciso buscar alternativas para conviver com a estiagem e garantir o acesso à água a população e aos produtores que movimentam a economia potiguar”, destacou o coordenador da bancada.
Como resultado do encontro foi elaborada a “Carta de Caicó”, documento com as sugestões e pleitos da população direcionado aos poderes Executivo e Legislativo.


Fonte: Sidney Silva

Nenhum comentário: