sábado, 25 de julho de 2015

FISCAL É PRESO EM NATAL SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NA MÁFIA DO ICMS EM SP

Do G1 RN

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (24) um fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo investigado por corrupção e formação de quadrilha. O mandado de prisão foi cumprido no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, como parte da operação Zinabre, do Ministério Público paulista, que também cumpriu mandados  no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Federal, o fiscal preso em Natal passava as férias no Rio Grande do Norte com a família.

Os sete fiscais da Secretaria da Fazenda alvos dos mandados de prisão são suspeitos de fraudes contra o sistema tributário. Segundo investigações, foram pagos ilegalmente R$ 35 milhões em um esquema que estava em operação entre 2006 e 2012.
As investigações apontam que o esquema de pagamento de propina envolvia a empresa líder de mercado na fabricação de cabos elétricos e de telecomunicações, a Prysmian. A empresa tem cinco fábricas no estado de São Paulo: uma em Santo André, na região do ABC; uma em Jacareí e três em Sorocaba, no interior paulista.

A Prysmian disse ao SPTV que soube da investigação recentemente e que os "supostos crimes foram cometidos por agentes públicos em prejuízdo da companhia e que vai colaborar com as investigações". A Secretaria da Fazenda também disse que está colaborando com as investigações.

A operação Zinabre, nome que deriva do processo de oxidação do cobre, já que a investigação apura eventuais irregularidades cometidas por fiscais e empresas do setor de fios e cabos deste metal, teve início às 6h.

O esquema foi relatado pelo doleiro Alberto Youssef durante depoimento a promotores criminais e representantes da Procuradoria Geral do estado. O doleiro está envolvido na operação Lava Jato e teria confirmado que pagou propina para os fiscais do governo estadual em nome de empresas que queriam desconto ilegal.


Nenhum comentário: