terça-feira, 14 de julho de 2015

FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ NORMALIZADO EM CAICÓ E REGIÃO

Paulo Freire – ACS Caern
A água, tão esperada, começou a chegar a Jardim de Piranhas através do rio Piranhas/Açu. Com ela, a melhoria do abastecimento de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas. A partir do domingo o fornecimento chegará a todas as áreas destas cidades, que voltarão a ter a água seguindo o calendário de rodízio estabelecido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

O rio Piranhas/Açu recebe água da barragem Curema, na cidade de Coremas na Paraíba, e desde o dia 22 de junho o nível do rio baixou muito, prejudicando a captação e consequentemente o fornecimento de água para as cidades por ele atendidas.

 No início da semana uma comitiva do Governo responsável pelos Recursos Hídricos do RN esteve em Brasília, em reunião na Agência Nacional de Águas (ANA) buscando soluções para o problema. A comitiva foi recepcionada pelo Diretor da ANA, Paulo Varela, que é potiguar e já foi secretário de Recursos Hídricos do Estado.

Para melhorar o nível do rio uma das alternativas era a regulagem das comportas do Curema, contudo, a válvula responsável pela operação apresentou uma falha e impediu o aumento da vazão. Esta mesma peça, que data da década de 40, precisará de um demorado reparo, deixando, portanto de ser uma alternativa para os próximos meses. Assim, a proibição do uso da água para a irrigação passou a ser a única alternativa para cumprir o que estabelece a lei das águas, ou seja, o consumo humano e a ingestão animal são prioritários.

A ANA está intensificando a fiscalização às margens do rio. Para o trabalho, a agência conta com a total parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). “Observamos que este trabalho ostensivo está surtindo resultados, já que agora temos água para abastecer as cidades do Seridó, além disso, agradecemos o apoio e a compreensão dos irrigantes que estão deixando de utilizar a água em prol do bem coletivo”, explica Geny Formiga, diretora de Empreendimentos da Caern.


A Caern ressalta que mesmo o abastecimento sendo retomado no Seridó é preciso o consumo racional. A estiagem perdura e todos os potiguares têm papel fundamental na economia de água. 

Nenhum comentário: