quinta-feira, 9 de julho de 2015

RN ULTRAPASSA META E VACINA 92,9% DO REBANHO CONTRA FEBRE AFTOSA

Rio Grande do Norte tem hoje um rebanho bovino de 949.954 animais. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Do G1 RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), fechou a primeira etapa da campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa com 92,96% dos animais imunizados. Esta é a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o Rio Grande do Norte ultrapassa os 90% do rebanho vacinado. O resultado irá permitir que o estado continue com status livre de febre aftosa com vacinação.

A campanha foi executada pelo Idiarn em parceria com o Ministério da Agricultura durante todo o mês de maio. Segundo o diretor geral do Idiarn, Camillo Collier, imunizar mais de 90% do rebanho é uma das exigências do Ministério para que o RN continue figurando em zona livre de febre aftosa com vacinação.

O Rio Grande do Norte tem hoje um rebanho bovino de 949.954 animais, dos quais 92,96% foram vacinados nesta primeira etapa da campanha, depois de um esforço conjunto dos fiscais do Idiarn em todo o território do RN. No mesmo período do ano passado, apenas 79,03% do rebanho foi imunizado.

O titular da Sape, Haroldo Abuana, comemorou os números. “Nos últimos cinco anos o Rio Grande do Norte não conseguiu chegar aos 90% de vacinação em nenhuma das etapas da campanha. Este resultado da primeira fase nos deixa confiantes de que o estado continuará exportando seu gado e comercializando com todos os estados do país”, destacou o secretário.


O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio do ano passado. Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares, o estado passou a exportar seu gado e comercializar animais com todos os estados do Brasil. A próxima etapa da vacinação contra a doença acontece em outubro.

Nenhum comentário: