sábado, 4 de julho de 2015

SETENTA E UM POÇOS SERÃO PERFURADOS EM MUNICÍPIOS EM SECA NO RN

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, assinou, na tarde desta sexta-feira (03), a ordem de serviço para instalação de 71 poços em comunidades rurais e zona urbana de municípios decretados em situação de emergência pela seca.

O investimento de aproximadamente 1,5 milhões de reais é oriundo do tesouro estadual e de acordo com Mairton França o intuito é ampliar e facilitar o acesso à água para as populações localizadas em regiões castigadas por longos períodos de seca ou estiagem no Estado. “O governador não mede esforços para minimizar os efeitos da seca. Vamos continuar investindo em perfuração e instalação de poços porque além de emergencial essa medida também é estruturante” frisou Mairton.

O Secretário ressaltou que os trabalhos de perfuração estão sendo feitos em parceria com os municípios, através de um termo de cooperação. Para viabilizar a perfuração destes poços, a Semarh disponibiliza a máquina perfuratriz, combustível e seus técnicos, enquanto as prefeituras arcam com as despesas dos canos e ferramentas para perfuração.

O Coordenador de Hidrologia da Semarh, Ranielle Linhares, acrescenta que dos 71 poços tubulares, 46 terão bombas acopladas e 25 operam com cata-ventos. “A semarh vai dar manutenção em alguns desses poços para eles possam ser devidamente instalados” frisou. Ele disse ainda que a Semarh já perfurou, esse ano, mais 150 poços, em diversos municípios. “Com os lençóis freáticos em baixo nível, por causa da seca prolongada, muitos dos poços que perfuramos aparecem com baixa vazão ou quase nenhuma água, então é preciso que o trabalho seja feito em outro local” disse Ranielle.

“Além das 71 instalações, finalizamos um processo licitatório para a contratação de uma empresa que receberá ordem de ordem de serviço para a recuperação de 100 poços nas regiões mais secas do Estado. A nossa expectativa é que até o final de setembro estejam os 171 poços em funcionamento.” finaliza Mairton.

A empresa contratada para a instalação é a Indústria Yvel LTDA e a empresa que ganhou a licitação para a futura recuperação foi a Construhindo LTDA. As duas são especializadas em recuperação de sistemas de bombeamento de poços tubulares. Esses poços são utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

Fonte: Mossoró Hoje


Nenhum comentário: