quarta-feira, 5 de agosto de 2015

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO INICIA AGOSTO COM APENAS 27% DE ÁGUA

 Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na Bacia Hidrográfica Piranhas/Assu, iniciou o mês de agosto 27,17% da sua capacidade máxima, fato decorrente do forte período de estiagem que atinge a região. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

A Agência Nacional de Águas em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), realiza nesta quarta-feira (05) no município de Assu, reunião para discutir a situação do sistema hídrico Curema-Açu e as perspectivas de uso de água do Açude Armando Ribeiro Gonçalves.

No início de julho deste ano, a ANA suspendeu o uso de água do Piranhas/Açu para irrigação no Seridó do Rio Grande do Norte. Para justificar a medida, a ANA informou que a Barragem Coremas estava com apenas 18% de sua capacidade de armazenamento que é de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água.

Durante a reunião desta quarta (05), a ANA e o CBH-PPA apresentarão a situação do armazenamento de água no Açude Armando Ribeiro Gonçalves, monitoramento das vazões do rio Açu, histórico de defluências e condições para operação do reservatório.

Outro tema em pauta será o das regras de restrição vigentes na região – desde a publicação da Resolução ANA nº 316/2015 – para usos da água para irrigação e aquicultura no Vale do Rio Açu e no entorno do açude.

Além disso, serão abordadas simulações de deplecionamento e perspectivas de operação do reservatório.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), atualmente, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves possui 2,4 bilhões de metros cúbicos, sendo atualmente utilizados apenas 652.146.000 m³.

A Armando Ribeiro abastece 34 cidades do Oeste, Alto Oeste e Seridó Potiguar.


Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário: