terça-feira, 4 de agosto de 2015

PACIENTES PASSAM NOITE EM FILA À ESPERA DE CIRURGIA E EXAMES

Usuários armam redes nas grades da Secretaria Municipal de Saúde para marcar consultas
Pacientes à espera de procedimentos cirúrgicos nos olhos passam parte do final de semana acampados na calçada da Secretaria Municipal de Saúde a fim de conseguir ficha de consulta com junta médica, necessária para que se possa marcar a cirurgia. Usuários reclamam da pouca quantidade de vagas para fazer o procedimento em clínicas conveniadas com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

“Todo mês é a mesma coisa, as pessoas começam a chegar na manhã do domingo e armam redes nas grades para passar à noite e aguardar as fichas serem entregues, às 7h. São apenas 24 fichas por mês. Precisei operar os dois olhos e tive que pegar a fila duas vezes. Isso é um desrespeito”, conta um paciente que não quis se identificar.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas que estavam na fila ontem foram atendidas e tiveram a consulta marcada. A assessoria diz que a quantidade de fichas de atendimento foi ampliada para 36.

Segundo a assessoria, a partir da próxima semana o sistema de marcação de cirurgias eletivas e de pequeno porte não mais exigirá a avaliação do paciente por junta médica.

“Somente casos de alta complexidade devem exigir o exame por junta médica, como os pacientes da oncologia. A Secretaria está finalizando os preparativos para que, ainda este mês, os procedimentos simples como cirurgias de catarata possam ser marcados através da internet, não precisando mais de os pacientes aguardarem fichas em filas”, informa a assessoria em nota.

Fonte: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário: