quinta-feira, 10 de setembro de 2015

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES PODERÁ ENTRAR NO "VOLUME MORTO" NO PRÓXIMO ANO


A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, pode entrar no "volume morto" no próximo ano. A previsão é do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado, Mairton França, considerando que o volume de chuvas no próximo ano não seja acima do normal.
A estimativa é que por volta de outubro de 2016 o estágio pode ser atingido. O estudo do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) considera a probabilidade do volume a ser atingido no próximo ano, caso não haja nenhum tipo de recarga (volume de chuvas satisfatório), ou nenhuma restrição de uso. 
Conforme o presidente do Igarn, Josivan Cardoso, atualmente a barragem está com aproximadamente 25% da sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de m³. Atualmente a vazão da barragem é de 5m³ por segundo.

Josivan Cardoso informa que diante do cenário a Agência Nacional de Águas (ANA) iniciará uma série de discussões sobre o uso da água e as restrições no uso, a fim de prolongar um volume satisfatório na barragem por um maior limite de tempo possível.
"Estudamos reduzir a vazão ou mesmo restringir o uso do líquido, priorizando o consumo humano", revela Cardoso. Ele complementa que todas as discussões contarão com a participação dos principais interessados no processo. Além da ANA, os estudos sobre a preservação da água envolve o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pinhas-Assú, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a população das comunidades abastecidas pela barragem.

Fonte: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário: