terça-feira, 8 de setembro de 2015

LICITAÇÃO PARA RECUPERAR RODOVIAS FEDERAIS SAI DIA 15

Mato alto que invade canteiros centrais e vias marginais da BR-101 encobre placa alertando sobre fiscalização eletrônica

Enquanto não começam as obras de construção dos viadutos, túneis e vias marginais para melhoria do tráfego  nas rodovias federais na Grande Natal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Rio Grande do Norte (Dnit) se prepara para fazer os reparos nas Brs 101 e 304. De acordo com o superintendente Ézio Gonçalves, para que as ações de manutenção e reparo sejam realizadas, será lançado, no dia 15 de setembro, um edital de licitação para contratação de empresas que prestem esses serviços. A expectativa do Dnit é que com a conclusão do pregão o início seja imediato. O valor é de R$1,5 milhão. As ações de manutenção serão ao longo da BR-101 e BR-304 até a entrada da BR-226. 

A sinalização das vias também preocupa. Além das placas cobertas por conta da alta vegetação, existe também pórticos de sinalização – estruturas de ferro - que ainda não receberam o emplacamento e informações  devidas. O superintende do Dnit informou que desde o inicio do mês de agosto está em andamento  no RN o projeto “BR Legal”, que contempla a infraestrutura de sinalizações nas rodovias. Em Natal, o trabalho em parte já foi realizado na Avenida Salgado Filho e se estenderá a BR-101. O projeto “BR Legal” é um programa nacional de Governo que dispõe de R$ 90 milhões, dos quais  R$ 6 milhões já foram disponíveis para as ações no RN. 

Ao longo da BR-101, a altura da vegetação além de cobrir as placas de sinalização acabam por atrapalhar a visibilidade dos motoristas que acessam as vias marginais ou vice-versa. A situação dessas marginais é prejudicada também pelo calçamento das vias, que em alguns trechos é inexistente, ou está em péssimas condições.  Já o trânsito é precário em alguns trechos. Os veículos que acessam a Br-101, em Parnamirim, através da Omar O'Grady - o prolongamento da Avenida Prudente de Morais - se deparam com buracos de quase 20 centímetros de profundidade. 

O vendedor Erivaldo Manoel, que trabalha nas imediações, afirma que é muito comum carros terem os pneus danificados ao caírem nas aberturas: “sempre passa muito carro nesse trecho e quando eles não enxergam o buraco acabam furando ou rasgando o pneu”, afirma. Erivaldo ainda conta que desde que começou a trabalhar no local nunca viu nenhuma equipe que fizesse reparos ou manutenção. 

Ao longo da BR-101 existem também acessos “improvisados” pelos motoristas.  Os desvios são criados para fugir do transito em horários de grande fluxo. Em virtude disso os condutores abrem desvios irregulares para as vias marginais. Um local onde isso ocorre e fica evidente o risco aos motoristas, é um desvio feito na altura do rio Pitimbu, no sentindo Parnamirim/Natal. O superintende do Dnit afirma, que com a aplicação das melhorias, serão implementadas ruas laterais, que segundo Ézio Gonçalves, fará com que essa situação pare de acontecer, já que o trecho será devidamente regularizado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) essas infrações são recorrentes, tanto de condutores que transitam pelos canteiros quanto sob marcas de sinalização. 

O Inspetor Roberto Cabral destaca que essas infrações ocorrem com mais frequência nos trechos urbanos no sentindo Parnamirim/Natal. Condutores  flagrados nessa situação recebem multa no valor de R$ 574. 

O Dnit trabalha com a previsão de que até o final deste ano, sejam iniciadas as obras dos viadutos, túneis e passarelas de pedestres no trecho que vai do viaduto de Ponta Negra até o campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN-Parnamirim). Para que seja dada a ordem de serviço dessas obras, existem algumas questões burocráticas a serem concluídas. Segundo Ézio Gonçalves, isso ocorre por conta da modalidade de contratação, que se dá através de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI). Com esse modelo, a empresa que executa a obra  elabora os projetos (básico e executivo), “o modelo básico está 100% aprovado pelo Dnit e o projeto executivo em torno de 90%”, afirma. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: