terça-feira, 8 de setembro de 2015

PAPA SIMPLIFICA E TORNA GRATUITO O PROCEDIMENTO DE ANULAÇÃO DO CASAMENTO

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (08) o "motu propio" (carta papal) com novas determinações do Papa Francisco referente ao procedimento para anulação de casamentos. Segundo o documento, fica estabelecido a necessidade de apenas uma sentença será o suficiente para decretar a nulidade do matrimônio, ao unvés das duas exigidas atualmente.

Com a iniciativa, o Pontífice simplifica todo o processo que era criticado por ser lento, caro e demorado. A partir de agora, o bispo da diocese será o juiz dos pedidos de nulidade matrimonial e sua decisão deverá respeitar a unidade católica na fé e na disciplina, afirma o texto da decisão papal.

Para conseguir o "decreto de nulidade" é preciso mostrar que o casamento não foi válido de acordo com a lei da Igreja porque alguns pré-requisitos não foram respeitados como a livre vontade, a maturidade psicológica e a abertura para ter filhos.

Esta reforma democratiza, então, o procedimento de anulação do casamento católico, mas não modifica os motivos que justificam as anulações, um tema que será abordado pelo sínodo dos bispos em outubro, segundo a agência France Presse.

O papa reafirma a “indissolubilidade do matrimônio” e nega qualquer laxismo. As mudanças anunciadas pelo Vaticano são consideradas as mais profundas dos últimos séculos, de acordo com a Reuters.

Mudanças
Durante a Assembleia Geral no Vaticano, no último dia 05 de Agosto, o Papa Francisco falou sobre divorciados que voltam a se casar. Segundo o pontífice, "essas pessoas não são excomungadas e não devem ser tratadas como tal. Elas são sempre parte da Igreja". 

Francisco ainda afirmou que os pastores devem discernir situações diferentes entre “quem foi confrontado com a separação e quem a provocou”, mas que “a Igreja não tem portas fechadas para ninguém”.

O tema será tratado no sínodo das famílias, que acontecerá em outubro, em que bispos do mundo inteiro discutirão questões familiares e podem sugerir mudanças na doutrina da Igreja. No ano passado, durante a primeira parte do sínodo, o tema da comunhão de casais em segunda união já gerou grandes debates.


Via: Mossoró Hoje

Nenhum comentário: