segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BANCÁRIOS AVALIAM HOJE PROPOSTA DE REAJUSTE DE 10% PARA FIM DA GREVE

Bancários do Rio Grande do Norte avaliarão se retornam ao trabalho

Bancários de várias cidades do país participam de assembleias, no final da tarde de hoje (26), para avaliar a proposta dos bancos de reajuste de 10% nos salários. O Comando Nacional dos Bancários orienta a aceitação da proposta e o fim da greve. No entanto, os profissionais do Rio Grande do Norte cogitam a possibilidade de manutenção da paralisação.
A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, ainda não há consenso na categoria. 

De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra, a proposta dos bancos não atende aos pleitos da categoria, principalmente por não haver a previsão da convocação de novos funcionários concursados (Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste) e também pontos relacionados a benefícios aos profissionais, como plano de saúde e plano de carreira. O reajuste de 10%, de acordo com Turra, é somente a reposição da inflação e não repõe perda histórias nos vencimentos dos bancários.

"O que percebo é um sentimento de indignação da categoria e, mesmo que em outros estados eles retornem, poderemos continuar a greve aqui. Mas isso vai depender da assembleia", disse Marta Turra.

O Sindicato dos Bancário do RN terá assembleia às 18h, nesta segunda-feira (26), na sede do órgão, na Cidade Alta.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: