segunda-feira, 5 de outubro de 2015

JUDICIÁRIO E SEBRAE PROMOVEM CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS PARA MICROS

O Poder Judiciário, por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc) de Natal, participa, hoje (5), da campanha promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) para renegociação de dívidas bancárias de micro e pequenas empresas. O evento acontece das 9h às 17h, na sede do Sebrae, em Lagoa Nova.

O evento contará com a participação de representantes do Poder Judiciário, como o juiz Paulo Giovanni e a juíza aposentada Lindalva Medeiros, além da equipe do Cejusc Natal e estudantes conciliadores da Faculdade Maurício de Nassau, que prestarão o serviço mediação nas renegociações.

A campanha consiste em um momento de aproximação entre os bancos e as empresas que querem renegociar suas dívidas. Serão feitas 25 rodadas de renegociações, todas na segunda-feira, envolvendo empresas de vários ramos, em sua maioria microempresas. Algumas delas ainda não estão inadimplentes, entretanto, já sentem dificuldades de honrar seus compromissos, devido a quedas nas vendas.

De acordo com Elizete Lopes, representante do Sebrae, as empresas que tiverem interesse em rever suas questões podem procurar o Sebrae na próxima semana. “Nós vamos fazer um trabalho de orientação, preparar a empresa para negociar”, comentou. A empresa interessada receberá serviços como análise da capacidade de pagamento e orientação de como negociar e direcionar para as instituições. Na audiência, vão estar o representante da empresa, o juiz ou mediador, e a instituição financeira.

Elizete Lopes disse que este tipo de campanha acontece pela primeira, uma experiência que poderá ser replicada como forma de contribuir com o desenvolvimento das empresas. “Essa parceria é muito importante porque o Judiciário dá mais celeridade no processo, ele dá mais confiança, tanto para a empresa, quanto para as instituições financeiras. Por isso esse apoio foi fundamental para que a gente pudesse realizar esse evento”, afirmou.

Greve

Em virtude da greve dos bancários, prevista para ser iniciada amanhã (6), as negociações foram concentradas em um único dia. “Os bancos vão sinalizar se eles vão ter disponibilidade de prorrogar até o final da semana caso surja alguma outra empresa. Até o momento, todas vão ser atendidas na segunda-feira”, ressalta a representante do Sebrae.

Nenhum comentário: