segunda-feira, 12 de outubro de 2015

JUIZ MANDA INTERDITAR PARQUE ARISTÓFANES FERNANDES E SUSPENDER FESTA DO BOI

Após recomendação do MP, juiz determinou a interdição do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece a Festa do Boi

Cledivânia Pereira

Editora executiva da Tribuna do Norte

Uma decisão do juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, interditou neste domingo (11) o Parque Aristófanes Fernandes, local onde é realizada a Festa do Boi. Problemas na central de gás é uma das falhas apontadas pelo Corpo de Bombeiros para não liberar o Atestado de Vistoria (AVCB) necessário para o funcionamento do espaço onde ocorre o evento (veja a íntegra da decisão no final da matéria).

O Ministério Público entrou com uma ação civil pedindo a suspensão do evento até que o Corpo de Bombeiros emita documentação necessária e, na tarde de hoje, o juiz Deyvis de Oliveira Marques determinou a interdição completa do Parque e suspensão da Festa do Boi. O magistrado estipula multa diária de R$ 50 mil, caso não haja cumprimento da determinação.

A Anorc, realizadora do evento, ainda não se pronunciou sobre a determinação. 

Segundo informações da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o projeto da estrutura móvel da Festa do Boi foi aprovado pela corporação, mas a estrutura física do Parque não possui a documentação exigida pelos Bombeiros para abrigar eventos de grande porte.

Um dos problemas apresentados pelo parque diz respeito a estrutura da central de gás que alimenta bares e restaurantes, que estaria localizada em área indevida. "O parte fixa do Parque não apresenta o AVCB. Realizamos uma vistoria antes da abertura do evento e fizemos recomendações, que foram em partes cumpridas pela organização do evento. Contudo, o MP optou por recomendar a interdição, baseado nos problemas que foram apresentados", explicou o tenente Christiano Couceiro, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Na vistoria, o Corpo de Bombeiros apontou as falhas e listou os ajustes necessários para a liberação a documentação para a realização a Festa, o que ainda não foi cumprido pela Anorc.

Equipe da Tribuna do Norte esteve hoje à tarde no Parque e conferiu que a Festa do Boi estava ocorrendo normalmente. Não há agenda de shows para a hoje e a previsão era de encerramento à meia noite.

Com a expectativa de movimentar mais de R$ 150 milhões, a 53ª Festa do Boi foi aberta na tarde de sábado (10).  O evento reúne cinco mil animais e tem programação agendada até o próximo dia 18. Os organizadores esperam 500 mil visitantes.

Confira a decisão que interditou o Parque Aristófanes Fernandes:
Após recomendação do MP, juiz determinou a interdição do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece a Festa do Boi

Nenhum comentário: