quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO NATAL EM NATAL

Os Paralamas do Sucesso é uma das atrações nacionais do Natal em Natal (Foto: Jonathan Lins/G1)

Do G1 RN

A Prefeitura de Natal divulgou nesta quinta-feira (15) a programação completa do Natal em Natal. Música, dança, teatro, literatura e artes visuais fazem parte da festa que começa no dia 4 de novembro e segue até o final de dezembro.

O III Festival de Violeiros e Repentistas, o Festival de Literatura de Natal (FLIN), o Festival de Música de Natal, as apresentações do Ballet da Cidade do Natal e as mostras da produção Audiovisual fomentados pela Prefeitura do Natal, são algumas das ações que prometem um fim de ano multicultural na capital potiguar.

Dentre as várias atrações confirmadas estão ícones da cultura brasileira - da música à literatura - como Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Reinaldo Morais, Cida Moreira, Margareth Menezes, Leonardo, Fafá de Belém, Fagner, Dorgival Dantas, Paralamas do Sucesso e Solteirões do Forró.

Festival de Violeiros
Festival de violeiros começa no dia 4 de novembro
(Foto: Canindé Soares/G1)

O Natal em Natal dá a largada no dia 4 de novembro, quando os melhores nomes da viola nordestina terão encontro marcado no III Encontro de Violeiros e Repentistas, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, em palco montado na Tenda Literária do Festival Literário de Natal, FLIN. O encontro vai reunir velhas e novas gerações da cultura popular. As apresentações acontecem sempre a partir das 18h.

Sobem ao palco os mestres da poesia popular e da moda de viola Sebastião Dias, Zé Carlos do Pajeú, Valdir Teles, Zé Cardoso, Elanio Moreira, Felipe Bezerra, Jonas Bezerra, Zé Viola, Oliveira de Panelas e Jeomacir Dantas.
Festival Literário de Natal

O Festival Literário de Natal (FLIN) reúne em sua terceira edição grandes nomes da literatura brasileira. De 5 a 7 de novembro, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, nomes do peso como Gilberto Gil - que participa de mesa literária na sexta-feira (6) e depois faz show aberto ao público -  Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim e tantos outros em três dias de debates literários, mesas com escritores e editoras locais e muita cabeça pensante no bairro mais histórico de Natal.

Festival de Dança

Tradicional núcleo da prática e do aprendizado de ballet na capital potiguar, o Ballet Municipal de Natal também preparou programação especial para celebrar o Natal em Natal 2015. Sob o comando de Dimas Carlos e com arranjos do maestro Gilberto Cabral, acontece no dia 12 de novembro, no Teatro Riachuelo, a apresentação do “Pavão Misterioso”, com sessões às 17h e às 20h. A apresentação terá como convidados especiais Márcia Jacqueline, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Moacir Emanoel, também do BTMRJ.
Festival de Música
Leonardo se apresenta no dia 19 na Zona Norte de
Natal (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O Festival de Música de Natal fará uma viagem por diversos estilos e tendências musicais brasileiras. Começa no dia 18 de dezembro, com a banda Solteirões do Forró, na área externa do ginásio Nélio Dias. No dia 19, a atração será o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas, seguido do grande cantor romântico Leonardo.

Na Zona Sul, o Festival de Música de Natal vai reunir na Arena das Dunas  uma das mais importantes bandas do rock brasileiro, Paralamas do Sucesso, além da grande dama do samba reggae Margareth Menezes e dois grandes ícones da MPB, Fafá de Belém e Raimundo Fagner.

Margareth Menezes abre a programação na Arena, dia 25; no dia seguinte (26) tem Paralamas do Sucesso, dia 27 Fafá de Belém e encerrando dia 28 tem apresentação do cearense Fagner.

Mostra Audiovisual

O setor Audiovisual realizará em dezembro, na Árvore de Mirassol, uma Mostra de Curtas Premiados no Edital Cine Natal, em parceria com a Mini Mostra de Clipes Potiguares (Guria Produtora).

Também em dezembro, de 10 a 12 de dezembro, acontece o projeto “Cine Café”, no Mercado de Petrópolis.

Teatro

O teatro também estará em destaque na programação do Natal em Natal, através do Natal em Cena. Os espetáculos do Natal em Cena trazem peças de maior qualidade artística, com a construção de um formato em conjunto com a classe teatral e também de fomento aos grupos, além do caráter formativo e de intercâmbio com artistas nacionais.
Para este ano, haverá 11 espetáculos, sendo 10 selecionados através de chamada pública, 8 deles para teatros ou espaços alternativos. E ainda 1 espetáculo nordestino convidado para ser apresentado na Arena de Mirassol e realizar um intercâmbio com a classe teatral.


Nenhum comentário: