quinta-feira, 12 de novembro de 2015

“PROJETO DAS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA SERÁ AMPLIADO PARA MOSSORÓ”, ANUNCIA PRESIDENTE DO TJRN


Ao fazer o balanço dos primeiros 30 dias de instalação do projeto Audiência de Custódia, nesta quinta-feira (12) à tarde, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, adiantou que o projeto será ampliado e que a segunda comarca a recebê-lo será a de Mossoró. Até o início de dezembro, o TJRN estará finalizando a estruturação e normatização desta iniciativa para outros municípios. O primeiro deve ser o de Mossoró. “Vamos regionalizar o projeto, de forma gradual, dentro das condições que nós temos, em um esforço considerável, levando-se em conta a quantidade de juízes que dispomos”, pontua o presidente do Judiciário do RN. “Continuaremos no caminho de fazer o melhor possível”.

O presidente da Corte Estadual de Justiça destacou ao visitar a Central de Flagrantes da Ribeira o baixo índice de reincidência entre os 90 casos de soltura. “Neste período, só houve uma reincidência o que demonstra um dos menores índices do país, onde a média oscila entre 4 e 8% dos casos”, observa o dirigente do Judiciário potiguar. “Os números e os resultados obtidos com as audiências superam as expectativas e além disso, vão diminuir os processos na área criminal”, enfatiza Claudio Santos.

Durante a permanência do presidente do TJ no local, a imprensa acompanhou os trabalhos da tarde, com uma audiência na qual dois acusados de furto, a uma loja localizada no bairro do Tirol, foram apresentados ao juiz Fábio Ataíde, que este semana é o plantonista das audiências de custódia. Eles foram postos em liberdade com o compromisso de ser apresentar mensalmente à Justiça, no decorrer da instrução do processo.

Ao falar com os jornalistas, Claudio Santos ressaltou que as audiências de apresentação de presos em até 24 horas após a detenção em flagrante evita maus tratos, tortura, e garante a ampla defesa. “Com este instituto processual penal, garantimos os direitos individuais e as garantias fundamentais do cidadão”, afirma o dirigente da Corte Estadual de Justiça. “O direito dos presos, sobretudo, pobres passam a ser garantidos na presença de um juiz togado, um momento de grande importância para a Justiça do Rio Grande do Norte”,

Números

No período de 9 de outubro a 11 de novembro, foram realizadas 171 audiências de custódia. Dessas 171 pessoas detidas em flagrante, 90 foram postas em liberdade por meio de alvará de soltura e 81 receberam mandado de prisão. Neste período, outros 52 indivíduos detidos foram soltos após pagar fiança na delegacia, sem necessidade de realização de audiência de custódia em virtude da prática de delitos afiançáveis.
O juiz Fábio Ataíde vê as audiências como uma oportunidade para que a Justiça faça uma triagem nos casos trazidos aos magistrados e que possa evitar injustiças, pois algumas situações poderiam gerar prisões que não procedem em relação à veracidade ou gravidade dos fatos. “Se houvesse este tipo de apresentação, os detidos ficariam à mercê do sistema, aguardando vários dias por uma definição”, reforça o magistrado da área criminal.  


Do TJRN

Nenhum comentário: