terça-feira, 8 de dezembro de 2015

OPERAÇÃO DO MP/RN E PF DESARTICULA GRUPO DE EXTERMÍNIO EM NATAL

PF prendeu pelo menos 10 pessoas durante a Operação Thanatus, deflagrada na manhã desta terça-feira

O Ministério Público e a Polícia Federal deflagraram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (8) a "Operação Thanatus", que visa combater um grupo de extermínio que atua na região Metropolitana de Natal. Os promotores e agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na capital potiguar.

As investigações foram desenvolvidas ao longo dos últimos sete meses. Segundo o MP/RN, o grupo é formado por policiais militares e pistoleiros. A Polícia Federal informou que 10 PMs participavam da quadrilha, suspeita de envolvimento em 16 assassinatos praticados entre 211 e 2015. As mortes - todas com características de execução - eram motivadas por dívidas decorrentes do tráfico de drogas, vingança e até mesmo encomendadas em troca de altas somas em dinheiro.

O inquérito também apurou o cometimento de diversos outros crimes, como extorsão, comércio ilegal de arma de fogo e munições, invasão de domicílio e até mesmo crime de tortura.

Ao todo, 165 policiais federais, com auxílio de homens dos Batalhões de Choque (BPChoque) e de Operações POliciais Especiais (Bope) da Polícia Militar cumpriram os 15 mandados de prisão e outros 25 de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Até a publicação desta matéria, pelo menos 10 pessoas já haviam sido presas.

Ainda segundo o Ministério Público, as investigações tiveram início em maio deste ano. Além da PF, participaram da operação o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a 10ª Promotoria de Justiça.

O nome Thanatus vem da mitologia grega e significa a “personificação da morte”.

Uma entrevista coletiva está programada para às 11h desta terça-feira, onde serão repassadas mais informações sobre a Operação Thanatus.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: