quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PESQUISADOR SOCIAL RESGATOU ORIGINAIS DO LIVRO ¨UMA MUDANÇA AO CEARÁ¨, DE MOCINHA SARAIVA

Epitácio Andrade, Elza Gurgel e Júnior Baiano

Artista plástico e fotógrafo Márlio Forte com Epitácio Andrade
Folder da II Mostra de Etnopsiquiatria


Originais do livro de Mocinha Saraiva
Revendo seu arquivo pessoal, com o intuito de selecionar material para a III Mostra de Etnopsiquiatria, que deverá ocorrer no Museu Rural de Patu, no dia 18 de maio de 2016, o escritor e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho conseguiu resgatar os originais da primeira edição do livro ¨Uma Mudança ao Ceará, da escritora patuense Mocinha Saraiva, dentre outras relíquias.

O livro da escritora Mocinha Saraiva foi lançado no dia 18 de maio de 2002, no Salão de Recepções do Hotel Vila do Príncipe, em Caicó, no Seridó potiguar, e foi apresentado em Patu, no Médio-oeste do Rio Grande do Norte, no dia 14 de setembro do mesmo ano, durante a II Mostra de Etnopsiquiatria, cujo folder do evento foi ilustrado pelo desenho da capa do livro de Mocinha Saraiva.

Uma parte dos originais está datilografada e outra foi manuscrita de próprio punho pela escritora ou por familiar próximo.
A I Mostra de Etnopsiquiatria aconteceu na Câmara de Vereadores de Patu, em setembro de 2001, teve como tema: ¨Etnopsiquiatria e Psicanálise¨. Aconteceram entre as atividades: uma apresentação das obras de Sigmund Freud, apresentação do mostruário de drogas psicoativas da polícia Militar/RN e uma exposição coletiva de obras de arte dos artistas plásticos Jany Tavares e Márlio Dantas Forte.

Participaram da I Mostra de Etnopsiquiatria: a assistente social janduisense do Hospital Regional  Tarcísio Maia de Mossoró Elza Maria Gurgel de Oliveira, os coronéis Nascimento e Sairo, o cabo Aurélio, ambos da Polícia Militar/RN, o psicólogo Valdir Ajala da Polícia Civil/RN e o empresário e farmacêutico Jorge Castro Júnior (Júnior Baiano).
A II Mostra de Etnopsiquiatria ocorreu no dia 14 de setembro de 2002, num cenário armado numa residência localizada na Praça João Carlos,83, no centro histórico de Patu. Teve como tema: ¨O Impacto das Migrações no Processo saúde-doença mental – O Caso das retiradas Itinerantes do Povo Sertanejo. O cenário era formado por um pequeno auditório, pela sala ¨Universo Paralelo Luiz Saraiva¨, dedicada a exposição das peças museológicas do período que se dedicou à mineração o senhor Luiz Saraiva, condecorado com  homenagem póstuma pela Assembleia Legislativa do RN e codinominado ¨artífice do ferro¨.

 A II Mostra contou com as presenças de: comerciante e ex-vereador Francisco Avelino de Moura (in memoriam) (Chico de André), esposo da escritora Mocinha Saraiva (in memoriam), professora Rosalita Leite Forte (in memoriam), professora Cristina Cláudia e do artesão Geraldo Ferreira Saraiva (Niane) (in memoriam).
Também compunha o cenário da II Mostra uma barraca de acampamento do exército, dedicada à história do açude do Tourão(1982), na zona rural de Patu.
O coronel PM/RN médico Silvério Monte, responsável pela assistência médica prestada aos 900 cossacos empregados na construção do açude, foi um dos expositores da II Mostra de Etnopsiquiatria.
Para a realização da III Mostra de Etnopsiquiatria já foram iniciados entendimentos com o farmacêutico e empresário doutor José Adécio Leão, proprietário do Museu Rural de Patu.

Fonte: Cosmogonia

Nenhum comentário: