sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CONSTRUÇÃO DE PARQUE TECNOLÓGICO DEVE SER DEFINIDA ATÉ NOVEMBRO

O professor José de Arimatea Matos, reitor da Universidade Federal Rural do semi-Árido (Ufersa), entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), o projeto de um parque tecnológico a ser instalado no campus da Ufersa de Caraúbas.
O encontro aconteceu no gabinete do deputado, em Brasília, nesta quarta-feira, dia 16, acompanhado do prefeito do município de Caraúbas, Ademar Ferreira, e do Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias.
O professor Márcio Furukava, do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufersa, acompanhou a comitiva e detalhou o projeto, que já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A expectativa é que até novembro o Ministério decida sobre o pedido.
O Parque será instalado em uma área de 20 hectares, doada pelo empresário caraubense Ademos Ferreira Júnior (o Ferreirinha). O mesmo já doou outros 30 hectares, onde hoje funciona o campus da Ufersa. Logo em breve será construída a Residência Universitária de Caraúbas, cujo terreno também será doado pelo empresário.
O Parque será voltado para o fomento de tecnologias na área de informática e instrumento pedagógico para a Ufersa. O Campus de Caraúbas já conta com dois cursos de Engenharia (Mecânica e Elétrica), dos cinco previstos. O próximo já foi definido e os alunos do curso básico tecnológico também poderão optar pela Engenharia Civil. Duas licenciaturas em Letras (Inglês e Libras) também já estão funcionando em Caraúbas.
Ainda durante o encontro, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, apresentou o projeto para instalação de 26 pluviômetros automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14 municípios do Rio Grande do Norte, entre eles, Mossoró. O deputado argumentou que a iniciativa visa reforçar a obtenção de informações climáticas mais precisas, tanto para o controle de desastres naturais, como secas e inundações, como para o fomento de atividades agrícolas.


Do site da UFERSA.

Nenhum comentário: