quinta-feira, 2 de maio de 2013

57% DOS HOMICIDIOS OCORRIDOS NOS ÚLTIMOS 7 MESES EM MOSSORÓ ESTÃO ESCLARECIDOS


Cézar Alves/Da Redação
No período de sete meses de funcionamento, a Delegacia de Homicídios de Mossoró (DEHOM), com o delegado Roberto Moura, instaurou 89 inquéritos para investigar homicídios e 19 para esclarecer tentativas de homicídios ocorridas no território de Mossoró. Deste total, 57% estão com autoria definido, sendo que em alguns casos os suspeitos estão presos e outros aguardam decisão judicial em liberdade.

Ao todo, são cerca de dez agentes civis trabalhando no esclarecimento das ocorrências de homicídios e tentativa. Nos três meses do final de 2012, o delegado Roberto Moura informa que foram instaurados 51 inquéritos, sendo 43 por homicídio e 8 por tentativa.

Dos 43 inquéritos instaurados para descobrir e prender o autor do homicídio, o delegado Roberto Moura destaca que 25 foram esclarecidos. Estão com autoria definida. Já das 8 tentativas, 7 estão com autoria definida. Alguns estão presos e outros aguardam a justiça.

Já em 2013, o delegado Roberto Moura destaca que foram instaurados 57 inquéritos policiais, sendo que 46 por homicídio e 11 por tentativa. O percentual de resolução se manteve. Dos 46 homicídio, 26 estão com autoriza definida e o caso pode ser considerado esclarecido.

Já com relação as 11 tentativas de homicídio, o delegado destaca que 8 foram esclarecidos.

A DEHOM não instaurou inquérito para todos os casos de homicídio que ocorreram em Mossoró. Os casos de latrocínio foram investigados pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos. Já os casos de mulheres assassinadas, a investigação é na Delegacia da Mulher.

Já com relação às tentativas de homicídio, o delegado Roberto Moura explica que o número de ocorrências é muito alto em Mossoró, porém em 90% dos casos, as vítimas não procuram a Polícia Civil para investigar o caso. Muitos baleados fogem do Hospital Regional Tarcísio Maia.

O Portal Mídia Independente informa que apenas 8% dos homicídios ocorridos no Brasil são esclarecidos. Neste caso específico, em Mossoró a média é 57%, muito acima da média nacional, o que demonstra a importância da atuação da Dehom no combate a violência.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: