quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Em 2009

.Em 2009 a classe artística perdeu nomes importantes como o cantor Michael Jackson, as atrizes Farrah Fawcett, Mara Manzan e Leila Lopes, o ator Patrick Swayze, o apresentador e deputado Clodovil Hernandes e o locutor Lombardi.

.O ano também foi marcado por escândalos com denúncias de corrupção na política como o do deputado federal Edmar Moreira, que escondeu ser dono de um castelo no interior de Minas Gerais, a revelação da existência de atos secretos no Senado usados para nomear parentes e amigos e aumentar salários – a polêmica atingiu fortemente o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que conseguiu se manter no cargo. No fim do ano, destaque para as denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda : vídeos mostraram políticos recebendo maços de dinheiro, que eram colocados nas meias e nas cuecas.

.No dia 10 de novembro, um apagão deixou 18 Estados no escuro por seis horas. O governo culpou o mau tempo pela pane nas redes de transmissão, mas ainda não apresentou um relatório final sobre o assunto.

.Em outubro, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a Olimpíada de 2016. A cidade deixou para trás locais como Madri, Tóquio e Chicago.

.No futebol, o ano começou com a volta de Ronaldo ao futebol pelo time do Corinthians – o jogador foi importante para a conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. E no fim de 2009 as glórias ficaram todas para o Flamengo, venceu o Campeonato Brasileiro na última rodada após uma arrancada na fase final. Destaque também para a definição das seleções que vão disputar a Copa do Mundo da África do Sul no ano que vem.

.A estudante de turismo Geisy Arruda foi hostilizada por colegas da Uniban em São Bernardo do Campo por ir à faculdade com um vestido curto. Ela chegou a ser expulsa da instituição, que teve de voltar atrás depois que autoridades, a imprensa e movimentos sociais criticaram a decisão.

.Várias regiões do mundo, incluindo o Brasil, foram afetadas por uma pandemia (epidemia global) de gripe suína, causada pelo vírus influenza H1N1. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que a doença atingiu 208 países e causou 1.2220 mortes.

.Um avião da Air France, que fazia o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris, caiu no oceano Atlântico matando 228 pessoas. Ainda não há uma posição final sobre as causas do acidente, mas investigações indicam que houve falha nos sensores que mediam a velocidade da aeronave, o que pode ter contribuído para a tragédia.

.O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve de ser adiado porque um grupo furtou a prova e tentou vendê-la à imprensa por R$ 500 mil. Por causa disso, 11 faculdades desistiram de usar o exame em seus vestibulares.

.O caso do garoto Sean Goldman atrai a atenção da imprensa: o menino, filho de um norte-americano (David Goldman), foi levado pela mãe brasileira (Bruna Bianchi) para passar férias no Rio de Janeiro em 2004, mas ela decidiu não voltar aos Estados Unidos – Bruna morreu em 2008. Para ter o filho de volta, David acionou a Justiça e até o governo dos Estados Unidos, que cobrou uma decisão das autoridades brasileiras. A cobrança gerou polêmica entre os países e o caso chegou a ser discutido entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano, Barack Obama. No fim do ano, a Justiça brasileira determinou que Sean voltasse para a guarda do pai e o garoto foi levado novamente para os EUA.

Em 2010?

Nenhum comentário: