quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cidade de Janduís celebra Festa de Santa Teresinha
Com o tema “Unidos com Cristo pela Paz e Pela Segurança Pública”, Janduís celebra Santa Teresinha de Lisieux, entre os dias 23 de outubro e 01 de novembro. A comunidade reunida pela devoção e fé católica cumprirá, durante esse período, a programação religiosa, preparada pelas equipes de liturgia, peregrinação e comissão organizadora da festa da padroeira.
A abertura oficial será na sexta, 23, às 18 horas com procissão, hasteamento da bandeira e celebração eucarística com o padre Tarcísio Pereira de Paiva. O encerramento contará com a presença do bispo diocesano Dom Mariano Manzana.Na programação social, show cultural com artistas da terra, desfile colegial face, que em 2009 completa dez anos, leilões, sorteios, e a realização da V Feira de Santa Teresinha, que já é tradição no calendário local.A igreja de Santa Teresinha é datada de 1912.
Inicialmente, Janduís teve como padroeiro São Bento. Canuto Gurgel do Amaral, fundador do Município, fez na época uma promessa para o santo, recebendo como benefício a extinção das cobras que habitavam em grande escala a Vila de São Bento. Atualmente, São Bento dispõe de uma capela e da festa do bairro que leva o seu nome.Santa Teresinha entrou para o carmelo de Lisieux em 9 de abril de 1888, por isso o nome de Teresa de Lisiex.
Faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade. Foi canonizada pelo Papa Pio XI, em 17 de maio de 1925 e proclamada Padroeira das Missões, no ano de 1927.Cultura – A Festa de Santa Teresinha servirá como palco para o lançamento do primeiro CD de um artista janduiense. “Despetalando Flores” é o trabalho autoral do cantor e compositor Marcos Lima.
Trabalhando há mais de 15 anos com música, Marcos Lima ganhou notoriedade após uma apresentação para o projeto Nas Pegadas de Lampião, idealizado pela Agência Cultural do Sebrae.Cátia Lopes, gestora do projeto cultural, convidou o artista janduiense para a Festa do Boi e, a partir desse convite, Marcos Lima participou do projeto Letra e Música do SESC Seridó e do Encanto MPB na Praça, do grupo cultural Filhos do Sol.
No dia 26, Marcos Lima será atração na Festa do Rosário, da cidade de Caicó.Outro momento importante para a cultural local será a estreia da primeira banda de música de Janduís. Um sonho antigo da população que esse ano será, finalmente, realizado.Turismo – Durante a programação sócio-religiosa, a população de Janduís também ganha importantes obras que devem fortalecer o turismo local.
Além de 21 novas unidades habitacionais e pavimentação de várias ruas, o Município recebe uma nova praça de lazer e entretenimento, um pórtico na entrada da cidade, dedicado à cultura local, e a urbanização da Avenida Santa Teresinha e da Rua São Bento, emendas parlamentares da deputada federal Fátima Bezerra.Uma infraestrutura vista como importante para o fortalecimento do turismo na cidade de Janduís. Para 2010, a praça de Santa Teresinha deve ser reformada e o Município deve receber mais duas praças no bairro São Bento.
Blog Do Campelo

Nenhum comentário: