segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Funcionário Público humilha e debocha de estudantes universitários de Janduís


Sempre utilizei o meu blog para defender direitos e justiça social de muitos cidadãos de Janduís e do nosso estado, mas desta vez, peço licença para postar este texto no qual defenderei a meus amigos, companheiros de estudo e de luta, que tiveram um direito muito importante violado, o RESPEITO. Escrevo para denunciar atos de desrespeito e comportamento inadequado de um funcionário público da Prefeitura Municipal de Janduís, o motorista conhecido como Wellington, lotado na Secretaria Municipal de Educação.


Nos últimos dias os estudantes universitários de Janduís, que cursam o ensino superior na cidade de Caraúbas, vêm passando por momentos de humilhação e constrangimento ocasionados pelo motorista em questão, muitos estudantes trabalham e saem do serviço ás 17 horas, tendo que ir em casa tomar banho, trocar de roupa e lanchar para pegar o carro ás 17:30, sendo que se o aluno chegar atrasado 3 minutos fica para trás, o motorista não usa do bom senso, sendo que todos os outros companheiros aprovam a idéia de 5 minutos de tolerância, mas essa é uma palavra que o Wellington não conhece, pois ele mesmo visualizando o estudante vindo na pista em direção ao ônibus que o mesmo não espera, mas isso é o de menos, o pior é ter que ouvir a descarga de violência verbal proferida pelo mesmo, que dentro do transporte já chamou os universitários de “Bosais” debochando que estes “andam desfilando”, de “Folgados” inclusive tachando todo o povo de Janduís de “Folgados”, inclusive ameaçando de um dia deixar certo estudante na cidade de Caraúbas, pois no último sábado quando este estudante desceu do ônibus os seus companheiros ouviram Wellington pronunciar a seguinte frase “Eu ainda deixo esse doidinho aqui” um termo tão vulgar quanto a quem pronunciou.


Neste mesmo sábado, o motorista saiu ás: 06h40min sendo que muitos estudantes foram informados que o horário de saída seria ás 07h00min, sendo que Welligton tão teve o bom senso de aguardam mais 20 minutos, deixando cerca de 6 estudantes que inclusive perderam prova, mas o que mais indignou a todos foi a atitude do motorista na volta da viagem, onde o mesmo passou na cidade de Campo Grande para pegar algumas pessoas, e no ônibus o mesmo se prontificou a aguardar esta passageira o tempo que fosse necessário, inclusive afirmando que “Não tenha presa, pois      QUEM MANDA NO ÔNIBUS SOU EU E AGUARDO O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO”, o que evidenciou que o bom sendo dele só funciona para “alguns” e que toda essa situação trata-se de uma perseguição aos universitários que cursam em Caraúbas.


Toda essa situação me fez refletir sobre o seguinte, este servidor público gosta de servir ao público? O comportamento desse servidor está, de fato, voltado aos interesses comuns? Os atributos do comportamento do servidor são: cuidar do outro, iniciativa, fazer o útil, responsabilidade, renúncia, simplicidade e práticas do bem comum.

A observância do princípio constitucional da moralidade e da conduta compatível com a probidade são exigências, verdadeiros deveres, do servidor público, mesmo nos atos da vida privada com dimensão ou desdobramento público. Em suma, o servidor público não pode atacar frontalmente, conscientemente, de forma deliberada, no plano de sua conduta privada, aqueles valores que, no exercício do cargo público, está obrigado a observar e defender.

Este servidor público foi contra todos esses princípios ao causar situações humilhantes e constrangedoras contra pessoas que lutam diariamente por um mundo melhor através da educação. A Lei 8.112/90, nesse particular, destaca que o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido (art. 148).

O regime disciplinar do funcionalismo não se preocupa somente com os atos estritamente desempenhados no exercício funcional, mas também busca preservar a imagem, decoro e credibilidade que devem merecer perante a sociedade os que titularizam cargos e funções públicas. Sentindo-se prejudicados, os estudantes universitários de Janduís conversaram com a Secretária de Governo do município,Lourinal Gurgel, onde o representante dos estudantes, Enock Douglas relatou os fatos, e solicitou a abertura de um processo administrativo que resulte em punição para o mesmo, constatado a veracidade dos fatos, e também apresentou uma proposta disciplinar para o transporte, onde constam os horários de chagada do ônibus no ponto, os minutos de tolerância e os horários de saída do transporte, assim como esclarecer sobre as regras morais e éticas, com ênfase no respeito e no bom convívio. Lourinalda Gurgel garantiu que tomará atitudes para solucionar a problemática.

Quero deixar claro que o que motivou a publicação deste texto foi a indignação dos estudantes, e que alguns que não presenciaram podem achar coisa pequena, mas a dor da humilhação e do constrangimento só sente quem passa, finalizo afirmando que todas as informações aqui expressas podem ser confirmadas e testemunhadas por cerca de 12 estudantes universitários de Janduís que cursam na cidade de Caraúbas.

Texto do blog do Enock Douglas

Nenhum comentário: