quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coluna Giro Pelo Estado do Jornalista Márcio Costa

Galeno Torquato x Leonardo Rego
No Alto Oeste todos recorrem a mesma resposta quando indagado sobre a atual situação política da região. 'Está tudo bem'. Mas com relação a divisão dos cargos estaduais, é notório que existem problemas de sobra, principalmente para o grupo do prefeito Leonardo Rego. Pré-candidato declarado a deputado na eleição de 2014, o prefeito pau-ferrense terá pela frente uma natural disputa contra o atual prefeito de São Miguel, Galeno Torquato. A disputa já teria inclusive ocupado as ruas de São Francisco do Oeste, onde as forças se dividiram durante a eleição complementar realizada em dezembro numa mostra do que virá pela frente. Em São Francisco do Oeste, Leonardo levou a melhor, mas na disputa dos cargos em Pau dos Ferros Leonardo teve que engolir a perda do comando do Hospital Regional Cleodon Carlos e do Detran, para onde já havia nome certo para a função. Com relação ao Hospital Regional o caso é mais grave. O nome apontado por Galeno Torquato conta com uma grande afinidade com o ex-prefeito Nilton Figueiredo, adversário político ferrenho do prefeito pau-ferrense. Divisão que fragiliza Leonardo e fortalece Galeno, que está de bola cheia com a governadora Rosalba Ciarlini neste início de governo.

Sustentáculo
E por falar em 'bola cheia', o prefeito Galeno Torquato teria obtido força junto ao vice-governador Robinson Faria para garantir a ocupação do comando do Hospital Regional Cleodon Carlos e do Detran. Somatório de forças que tem dado trabalho ao grupo getulista na região.
Disputa
'Aliados' pela atual circunstância, Leonardo e Galeno, já tiveram grandes divergências públicas e devem voltar a protagonistas de grandes disputas políticas na região. Processo de renovação que tende a ser ampliado com o decorrer dos próximos anos a partir da aposentadoria de nomes como o de Getúlio Rego e Raimundo Fernandes.
100%
O Mossoró West Shopping não suportou o efeito da lei estadual que passa a reger o pagamento dos estacionamentos de shoppings em todo o Estado e aplicou um ajuste da ordem de 100% no valor cobrado aos usuários. Quem quiser utilizar o espaço agora terá que desembolsar R$ 4 por três horas de estacionamento.
Salgado
Para garantir o efeito da lei estadual que garante a isenção da taxa, os usuários terão agora que consumir nada mais nada menos do que R$ 40. Valor salgado e indigesto que tem despertado a revolta em meio aos usuários do empreendimento. A medida antipática deixa claro que o grande lucro do MWS se volta para o uso do estacionamento.
'Tiro no pé'
A saída encontrada para amenizar 'os prejuízos' com a lei estadual acabou afetando diretamente o bolso dos usuários. A partir das novas cifras, a isenção beneficiará um número pequeno de usuários. Os demais pagam a conta dos efeitos da nova lei que acabou se configurando como um tiro no pé. Dureza.
Audiência
A governadora Rosalba Ciarlini iniciou a agenda ontem em Brasília com um encontro histórico. A governante potiguar foi recebida pela presidente Dilma Rousseff, num encontro que não constava na agenda oficial de Rosalba. Encontro cheio de particularidades partidárias.
Civilidade
Petista, Dilma recebeu a única governadora do DEM, partido 'arqui-inimigo' da presidenta. Momento de civilidade entre as duas lideranças. O Rio Grande do Norte ganha com a posição das governantas. Durante o encontro Dilma destacou que concluir o aeroporto de São Gonçalo é questão de honra para o seu governo.
Aeroporto
O empreendimento aeroviário é de primordial importância para a realização da Copa de 2014 no Rio Grande do Norte. Encontro positivo que no futuro será lembrado por historiadores potiguares. Que o encontro vá além de mera cordialidade.
Você no Mundo
O mais novo site de Janduís 'Você no Mundo', preparou uma programação especial para marcar o seu lançamento. Desenvolvido por Romário Dantas e Alex Lima com uma equipe formada por jovens blogueiros, terá seu lançamento oficial neste sábado (12) no Ponto Frio Casa Show com apresentação da banda Swing Brasil.
Inovação
O evento entrará para a história do município oestano. Pela primeira vez em Janduís acontecerá a transmissão de um show ao vivo pela Internet, com tecnologia do Studio AF produções. Para você acompanhar é só acessar o site no próximo sábado a partir do endereço eletrônico www.vcnomundo.com.
Sem dinheiro
Os caixas eletrônicos do Banco do Brasil nas cidades de Areia Branca e Caraúbas passaram o fim de semana sem dinheiro. Falha inconcebível e inaceitável para instituições que tem neste 'artefato' o principal produto de mercado. Se está faltando dinheiro no banco, imagine no meu pobre bolso.
Luau Mix
Está chegando a hora para a edição do Luau Mix na cidade de Areia Branca. No próximo sábado a festa terá início no fim da tarde e prosseguirá até o início da madrugada do domingo com as apresentações de Kaava Roots, Samba Nobre, Urbanoids e Inala. Promessa de lotação.
Giro na Net
Se você gosta de ficar sempre bem informado não pode deixar de ler a coluna Giro Pelo Estado. Pelo site www.omossoroense.com.br você acompanha os fatos que marcam o dia-a-dia do interior do Estado de forma ágil e com conteúdo 24 horas no ar.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário: