segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vídeo com matança de 26 cachorros em Alto do Rodrigues gera polêmica

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Um vídeo divulgado nesta segunda-feira no site Youtube mostrando 26 cachorros sendo sacrificados e enterrados em uma vala no município de Alto do Rodrigues, região Oeste, durante o último final de semana, causou indignação de muitos internautas através das redes sociais, como o twitter.

As imagens de pouco mais de dois minutos mostram cachorros sacrificados sendo jogados dentro de uma mesma vala, em um lixão no município. A reportagem do DN Online conseguiu um contato breve por telefone com o secretário municipal de Saúde, Arnóbio de Abreu Júnior, em poucas palavras ele informou que a ação já era planejada e os cachorros de rua seriam recolhidos e levados para que fosse diagnosticado se estavam com a doença do calazar.

“Nós avisamos a população durante a semana que os cachorros de rua seriam recolhidos e os donos tinham o prazo de 24 horas para buscá-los. A ação foi planejada pelo programa de erradicação de calazar”, disse Arnóbio. O secretário não explicou se houve o exame e os motivos do sacrifício dos animais e a ligação foi perdida. Tentamos novo contato por telefone, mas não fomos mais atendidos.

No site oficial da prefeitura de Alto do Rodrigues, uma nota foi publicada dizendo que nos últimos dias 15, 16 e 17, os cães que estivessem nas ruas seriam recolhidos, como forma de prevenção de um possível surto da doença. E os donos poderiam resgata-los em até 24 horas. Após este prazo, 26 cães foram sacrificados.

A reportagem do DN Online tentou contato com o prefeito de Alto do Rodrigues, Eider Medeiros através de dois números de telefone celular e os telefones fixos da prefeitura, mas até o momento em que foi publicada esta matéria não conseguimos falar com o prefeito.

Repercussão

O procurador-geral de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto tomou conhecimento do caso, mas ainda não teve acesso ao conteúdo do vídeo por estar participando de um congresso em Brasília, mas nesta terça-feira retorna à Natal e irá se pronunciar sobre o caso. “Vou assistir o vídeo, e dependendo do conteúdo, as causas e explicações poderá ser identificado um crime de natureza ambiental”, explicou Manoel Onofre.

O advogado Tiago Almeida entrou em contato com o DN Online e informou que também já repassou o vídeo para a Promotoria de Pendências, que responde pelo município de Alto do Rodrigues, para que o fato seja investigado.

Clique Aqui e Veja o Video!

Nenhum comentário: