terça-feira, 3 de abril de 2012

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO COMEMORA 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



Em 4 de abril de 1963, através da Lei Nº 2.878, Governador Dix-sept Rosado desmembrou-se de Mossoró, tornando-se município do Rio Grande do Norte.Para celebrar os 49 anos de emancipação política da cidade, a prefeitura municipal preparou uma intensa programação durante todo o dia.

As atividades começam cedo, às 6h, com uma alvorada animada pela de música do município de Apodi. A banda percorrerá as ruas do município e encerrará a caminhada no Palácio Municipal Dix-sept Rosado, onde terá o hasteamento das bandeiras e apresentações culturais.

Logo mais às 9h, terá a celebração eucarística de aniversário da cidade. A missa festiva será na igreja de São Sebastião, santo padroeiro do município. Paralelo à atividade religiosa, terá o juramento da bandeira, em cerimônia que será realizada na Junta do Serviço Militar.

A programação continua à noite, a partir das 22h, com a apresentação de shows em praça pública. A festa no largo de eventos será comandada pelas bandas Jumento Desembestado, Forró da Mídia e Bonde do Brasil.

Para a prefeita Lanice Ferreira, a festa de emancipação política é um dos eventos mais importantes para a cidade. “É uma festa tradicional, que reflete o patriotismo do povo dix-septiense. Ficamos satisfeitos em promover essa programação para que junto com o povo possamos comemorar os 49 anos do município”, diz a administradora.

HISTÓRIA DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
Por volta de 1766, o Capitão Sebastião Machado de Aguiar, figura de destaque da região e proprietário da fazenda Pau do Tapuio, queria muito ter um filho homem. Como era devoto de São Sebastião, prometeu ao santo dar seu nome ao povoado e mandar construir uma capela, caso lhe fosse concedida a graça desejada. Alcançada a graça, a localidade ganhou o nome do santo e capela foi construída, em 1792.

Pela sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu muito com as grandes enchentes e a capela foi destruída pelas águas, ficando a comunidade por muitos anos sem o templo religioso. Em 1941, a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941, passou à condição de Igreja Matriz. Em 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis.

Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado em sociedade com o Cel. Manoel Joaquim, aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e Dix-neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo Dix-sept continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai, avançou na atividade pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra. Em 1950, foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.


--
P M G D R
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Um comentário:

Olhar Messeinse disse...

Parceria com o Olhar Messiense

Tempos atrás foi feita uma parceria de troca de link entre esse blog e o Olhar Messiense. Até hoje estávamos disponibilizando o link desse blog nas página do Olhar Messiense, mas como não encontramos o nosso link nesse blog resolvemos retirar temporariamente o link desse blog das nossas páginas.

Se o nosso link ainda se encontra nesse blog, ou se você que renovar a nossa parceira, entre em contato com a equipe do Olhar Messiense através do e-mail blogolharmessiense@gmail.com ou na própria página do blog.

Equipe do Olhar Messiense,
http://olharmessiense.blogspot.com.br/