quinta-feira, 7 de julho de 2011

ENOCK DOUGLAS ENTREVISTA O VEREADOR DO PV JOSENILDO MORAIS

Na primeira série de entrevistas promovidas pelo Blog do Enock Douglas, temos como convidado o Pedagogo e Vereador do PV Josenildo Morais

"sou contra os estudantes entrarem com essa contrapartida, uma vez que muitos deles carecem dessas condições. São filhos de agricultores ou de famílias que dispõem de apenas um ou dois salários mínimos para atender a todas as despesas de casa."

Josenildo Morais sobre o pagamento de uma taxa cobrada aos universitários de Janduís pelo transporte




Enock Douglas- Em relação ao projeto apresentado por este vereador que sugere ao poder executivo municipal que seja fornecida uma bolsa de incentivo aos estudantes carentes de nosso município, a indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão. Então qual o próximo passo para que os estudantes sejam realmente beneficiados?

Jozenildo: Apresentamos e foi aprovado na Câmara a proposição nº 5/2011, a qual sugere ao Poder Executivo que apresente um Projeto de Lei concedendo bolsa de estudos para os estudantes reconhecidamente carentes que residem em Janduís ou noutras cidades, em casa de estudante ou de parentes. O requerimento propõe ainda que os universitários tenham acesso a essa mesma bolsa para que possam custear suas despesas com alimentação, apostilhas, livros, locomoção e outras, cujas famílias não podem ajudar. Resta apenas que o senhor prefeito encaminhe à Câmara o projeto de lei que depois se tornará lei e os beneficiados passarão a receber esse auxílio tão importante e necessário.

Enock Douglas- Como o senhor ver o resultado dessa recente enquete de opinião pública que aponta o seu nome como o vereador mais atuante de Janduís?

Jozenildo: Durante esses dois anos e meio de mandato, temos a satisfação de ter sido o parlamentar que mais apresentou e aprovou requerimentos e projetos de lei na Câmara de Janduís. Quando assumimos em janeiro de 2009, a primeira iniciativa foi apresentar requerimentos solicitando melhorias para as vias públicas, como pavimentação e drenagem, rede de esgotos, limpeza das ruas, lombadas e outras melhorias. Solicitamos que fosse construída uma quadra de esportes e uma praça de entretenimento e lazer na zona rural e a construção de terminais de espera na saída da cidade para Campo Grande e Messias Targino, a fim de que os cidadãos de Janduís possam esperar transporte num local adequado, livres de sol e chuva. Apresentamos ainda um requerimento que solicita a ampliação de 3 para 6 meses o período de licença maternidade para as mães servidoras de Janduís. É de nossa autoria o Projeto de Lei que isenta do pagamento de impostos todos os agricultores da economia popular solidária, os projetos de lei que denominam as praças Damião Gurgel, Hermilo Vieira e Jailma Vieira e vários Projetos de Lei relacionados ao meio ambiente. Na condição de relator das comissões permanentes, relatamos vários projetos de importância para o desenvolvimento de nossa cidade como o Código de Postura, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério e outros. Ter recebido esse reconhecimento da população não nos envaidece, aumenta ainda mais a nossa disposição de trabalhar e servir ao nosso povo.

Enock Douglas-Sabemos que o senhor vereador apresentou vários projetos que concediam titulo de utilidade pública aos nossos grupos culturais, que em sua maioria são compostos por jovens da comunidade, de que forma essa conquista pode ser aproveitada pelos grupos, quais os benefícios que ela traz?

Jozenildo: É outra preocupação do nosso trabalho. Demos o título de utilidade pública a todos os grupos culturais de Janduís. Como você bem falou, nesses grupos estão as crianças, os adolescentes e jovens do Município, os quais estão nas ruas e nos palcos apresentando poesia, teatro, dança, capoeira, música e outros dons artísticos que o nosso povo tem. Esse título, além de dignificar a nossa origem porque também surgimos da cultura e dos movimentos sociais e estudantis de Janduís, é o reconhecimento incomparável àqueles que realmente difundem a cultura janduiense em todos os lugares. Com o título de utilidade municipal, a administração tem que dar prioridade aos grupos quando da exibição de seus trabalhos e não pode cobrar-lhes qualquer tipo de imposto. Isso também contribui com a geração de trabalho e renda dos nossos jovens, uma vez que ganhando algum cachê nas apresentações eles estarão tendo recursos para bancar pelo menos suas necessidades com vestimenta, estudo e diversão.

Enock Douglas- Outro trabalho importante do seu mandato foi à realização de uma conferência da juventude, como o senhor avaliou esta conferencia e pretende dar procedimento a este trabalho?

Jozenildo: Verdade. O nosso slogan de campanha foi “juventude, renovação e trabalho”, sempre quisemos fazer jus ao que propomos em campanha. A única conferência de juventude realizada no nosso Município foi a que nós realizamos no primeiro ano de mandato, em parceria com a Escola Daniel Gurgel e outros parceiros. Foi um sucesso total, uma revolução e que contou com a participação da juventude ativa do nosso Município. Outras atividades de cunho profissional e pessoal nos impediram de realizar no ano passado, mas pretendemos dar prosseguimento.

Enock Douglas- Como o vereador Jozenildo Morais avalia este atual momento na política Janduiense, em relação às fortes discussões políticas promovidas pelos jovens nas redes sociais?

Jozenildo: Isso nos orgulha muito. Saber que temos em Janduís uma juventude ativa, crítica e consciente do seu papel na sociedade. Nós temos um povo sábio, aguerrido e que sabe o que faz. A nossa juventude é inteligente, ousada, criativa. Como representante do povo fico feliz em acompanhar essa discussão e acredito que isso demonstra a real necessidade de trabalharmos mais políticas públicas voltadas não apenas para a nossa juventude, mas para todas as camadas da nossa população.

Enock Douglas- Como o vereador avalia as atuais políticas públicas voltadas para a juventude desenvolvidas em nosso município?

Jozenildo: Outro dia comentando com um político da região sobre a política em Janduís ele disse algo que eu concordo: “Janduís tem um povo politizado, capacitado e inteligente”. O nosso jovem sabe e pode fazer mais. Precisamos buscar qualificar os jovens para o trabalho, incentivá-los nos estudos, apoiá-los. A gestão municipal tem de buscar uma forma de conseguir para nossa cidade mini-fábricas que possam gerar trabalho e renda. O jovem não pode ficar ocioso, sem trabalho, visto que é o trabalho que dignifica o homem.

Enock Douglas- Qual o papel dos jovens diante da conjuntura política em Janduís? E qual a importância da participação destes no pleito eleitoral vindouro?

Jozenildo: Temos dito que o debate sobre as eleições municipais já começou. O papel do jovem na atual conjuntura e na transformação de uma sociedade mais justa e solidária é indescritível. Ano que vem, esperamos que o jovem participe mais, opine, discuta com os candidatos, apresente sugestões e acompanhe o trabalho dos seus representantes. Nós, porque também sou jovem, podemos construir um projeto que contribua para o crescimento de Janduís, antes e depois das eleições.

Enock Douglas- Qual a opinião deste vereador da juventude em relação ao pagamento de uma taxa de 44 reais cobrada aos estudantes universitários de Janduís?

Jozenildo: Compreendemos a dificuldade que o Município tem de arcar com o pagamento de transportes universitários, até porque legalmente não é competente. No entanto, pela razão social e partindo do ponto de vista da importância em apoiar esses jovens que estão querendo obter o ensino superior e poder melhor se capacitarem para a vida e para o mercado de trabalho, sou contra os estudantes entrarem com essa contrapartida, uma vez que muitos deles carecem dessas condições. São filhos de agricultores ou de famílias que dispõem de apenas um ou dois salários mínimos para atender a todas as despesas de casa.

Enock Douglas- Quais as pretensões políticas do vereador da juventude para os próximos anos?

Jozenildo: Somos de uma corrente política que acredita na força democrática e soberana do povo. Nunca fui e nem serei candidato de me mesmo, contudo, jamais fugiremos à luta! Nossa pretensão é irmos à reeleição, mas Deus e o povo é quem decide. Estamos prontos e preparados para os futuros desafios. Faremos uma campanha como a que nos elegemos, falando bem de nós, sem falar mal dos outros. O povo não tolera mais políticos que apenas falam mal dos outros, temos de pensar grande, agindo e buscando benefícios para a coletividade.

Enock Douglas- Finalizando, gostaria que o vereador da juventude Janduiense resumisse em poucas palavras os seus ideais políticos.

Jozenildo: Primeiro, queremos agradecer ao espaço que nos foi concedido, à gentileza do colega blogueiro em nos intitular de “vereador da juventude”, embora nosso mandato tenha compromisso com todas as camadas, todas as classes. Temos servido à educação, à saúde, à cultura e a todas as demais áreas. Sobre os ideais políticos, digo sempre que faço política por vocação, vejo a política como um importante espaço de construção da cidadania. Política é a ciência do bem comum, de servir a todos, independente de qualquer razão social ou cor partidária.

Enock Douglas- agradeço a atenção e consideração do Vereador Josenildo Morais e afirmo que o espaço do Blog do Enock Douglas esta a disposição de qualquer cidadão janduiense que queira levar a sua mensagem a comunidade.

Fonte: Blog do Enock Douglas

Nenhum comentário: