sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O MUNICÍPIO E SUAS AUTORIDADES


Na família quem exerce a autoridade são nossos pais. Antigamente, o homem da casa era a pessoa que tinha mais poder sobre os outros membros de sua família.

Da mesma forma como nossos pais são exemplos de autoridade em nossas vidas, em outros grupos de pessoas as autoridades também estão presentes. Na escola a autoridade é o diretor; nas igrejas as autoridades são os Papas (católica), os Pastores (evangélica); no exército, o general; dentre várias outras.

Existem ainda autoridades que estão relacionadas à organização dos lugares em que vivemos. O prefeito é a autoridade máxima de uma cidade. Ele é o responsável pelo funcionamento de todas as áreas de uma cidade.

Quando o prefeito não está na cidade, quem o substitui no comando desses serviços é o vice-prefeito.

São ainda autoridades dos municípios os secretários e os vereadores. Os vereadores são responsáveis pela criação das leis que estipulam os direitos e os deveres dos cidadãos, por isso é importante participar das eleições escolhendo um candidato que defenda melhores condições para a sociedade.

Num município existem outras autoridades. O juiz de direito é a autoridade maior dentro da justiça. Ele julga as atitudes das pessoas e determina o cumprimento ou não de punições que estão nas leis. O promotor de justiça ou público também é uma autoridade municipal. Ele exige das pessoas o cumprimento das leis, fazendo com que sejam respeitadas e cumpridas.
Existem as autoridades militares, que cuidam da nossa segurança, como a polícia militar e o corpo de bombeiros. O delegado é uma autoridade judicial, porém também cuida da ordem do município e também da segurança das pessoas. É importante que cada cidadão colabore com os serviços públicos para manter as cidades em perfeita organização e funcionamento.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário: