domingo, 29 de julho de 2012

GOVERNO DEIXA ITEP MAIS UMA VEZ SEM MÉDICO LEGISTA NA REGIÃO DE MOSSORÓ


O Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), em Mossoró, que atende outros 68 municípios da região Oeste, ou seja, de Guamaré, no litoral norte, a Venha Ver no Alto Oeste Potiguar, vai passar mais um final de semana sem médico legista.
O ITEP sem médico legista é sinônimo de sofrimento dobrado para quem perde parentes em decorrência de algum tipo de violência. É o caso da família de Aluísio Pinheiro de Figueiredo (39), de São Rafael, vítima de facada no tórax, que faleceu no HRTM.
A família foi a Delegacia de Plantão, solicitar ao delegado Rafael Araes uma ordem de liberação do corpo no ITEP, porém esta instituição informou que não poderia liberar antes de um médico legista examiná-lo. Só que não existe médico legista neste final de semana.
Em contato com Retrato do Oeste, as atendentes disseram que iria entrar em contato com o diretor Valentim Marinho para que ele decida o que fazer, considerando que o ITEP Mossoró está com apenas uma viatura e não tem como levar o corpo para ser examinado em Natal.
Logo no início da manhã, uma criança de 12 anos, de nome Ronaldo, da cidade de Janduis, faleceu no HRTM, mas neste caso o corpo foi liberado porque conversaram com um médico em Mossoró, que, por uma questão de solidariedade humana, examinou o corpo.
Outro lado - Hoje, a governadora Rosalba Ciarlinie, em entrevista a Rádio Difusora, comentou sobre a situação trágica em que se encontra o ITEP de Mossoró.  Disse que construir um prédio novo (valor ainda indefinido) e que não tem médico legista para contratar no Rio Grande do Norte. Falou que é muito demorado para se formar um profissional com este gabarito.
Fonte: Retrato do Oeste.

Nenhum comentário: