segunda-feira, 9 de julho de 2012

QUINTETO VIOLADO COMEMORA 40 ANOS DA MÚSICA “SANT’ANA”


Mês de julho já chegou e a festa começou. É a Festa de Santana nã nã nã nã nã nã nã nã nã na…”, diz um trecho da música Santana, de autoria de Fernando Filizola, e que tornou-se, ao longo dos anos o hino oficial da Festa de Santana de Caicó. E neste ano ela completa 40 anos de existência, já que foi gravada no ano de 1972 pelo Quinteto Violado.
Marcelo Melo, membro do Quinteto Violado
Em entrevista exclusiva à Rádio Caicó AM, Marcelo Melo (foto) um dos fundadores do Quinteto confirmou que a música é uma homenagem à festa de Caicó. Fernando Filizola fundou o Quinteto Violado ao lado de Marcelo Leal e foi o primeiro violeiro do grupo. Com a música Santana, ele quis homenagear sua esposa, que é natural do Rio Grande do Norte, e a primeira filha do casal, de nome Mariana, cujo nome é citado na canção. A música fez parte do primeiro disco do Quinteto, lançado em 1972. Apesar do sucesso que “Santana” fez ao longo dos anos, Marcelo Melo ficou surpreso ao tomar conhecimento da importância que ela tem na festa de Santana de Caicó.
Eu sempre soube que ela é muito tocada e tem uma importância muito grande em Caicó. Mas eu não tenho a dimensão exata do quanto ela é importante no período da festa. Nunca chegamos a tocar aí em função dessa festa. Mas eu acho isso muito bom e demonstra que o nosso trabalho tem uma repercussão, e a dedicação quer tivemos pela musica do Nordeste ao longo dos 40 anos, ficamos felizes”, disse Marcelo Melo.
Na entrevista, Marcelo não poupou elogios à música. “Ela é muito bonita, tem um refrão muito gostoso e que durante muito tempo fez parte do nosso repertorio em show. Do mesmo jeito que Fernando fez Palavra Acesa, que foi usado pela Rede Globo no personagem Tião Galinha, da mesma forma que eu fiz com Toinho a musica que marcou a vaquejada de Surubim, todos nós fazíamos uma leitura dos grandes cancioneiros e também fazíamos as nossas composições. Toda obra do Quinteto tinha obras do próprio grupo, a exemplo de Santana que ocupou o repertorio nosso nos primeiros dez anos”, disse.
Ao final da entrevista, Marcelo Melo não escondeu o desejo de retornar à Caicó, para apresentar os novos projetos do Quinteto Violado, sem deixar de cantar a música Santana para os seridoenses. “Se ela permanece até hoje, seria muito interessante se a gente tivesse uma oportunidade, nessas nossas caminhadas, de cantá-la em Caicó. E a gente a levaria prontinha e atualizada para cantar na festa”.
*Fonte: Blog de Marcos Dantas

Nenhum comentário: