domingo, 18 de novembro de 2012

MINEIRO DEBATE ALTERNATIVAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA COM AGRICULTORES FAMILIARES EM JANDUÍS



Em sua terceira viagem às regiões atingidas pela seca no interior do Rio Grande do Norte, o deputado Fernando Mineiro (PT) visitou, na sexta-feira (16), os municípios de Janduís e Campo Grande, ambos no Médio Oeste. Na primeira cidade, se reuniu com representantes de associações, sindicatos e outras entidades ligadas à agricultura familiar.

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Janduís. Além de Janduís, as cidades vizinhas de Campo Grande, Messias Targino, Paraú, Caraúbas e Patú também estavam representadas. Em pauta, os efeitos da estiagem e as alternativas de convivência com a seca.

Mineiro ouviu os relatos dos vereadores, secretários municipais, agricultores familiares e representantes dos movimentos sociais sobre a situação em cada cidade. As dificuldades são comuns a todas elas: o drama nas áreas rurais, onde falta água para consumo humano e para os animais; a dependência dos carros-pipa, até mesmo na zona urbana, para consumo da população; e a dificuldade de acesso ao crédito aos produtores rurais.

Os moradores reclamaram da lentidão do governo estadual, cujas ações para combater os efeitos da seca têm demorado a chegar aos municípios. Mineiro afirmou que as associações precisam agir em conjunto para cobrar providências e agilidade do Executivo.

“Temos 144 municípios que decretaram emergência, o que significa que quase 500 mil pessoas estão sofrendo os efeitos da seca. O governo federal tem tomado uma série de medidas, mas tenho sentido que essas ações não estão chegando à ponta [nas cidades]”, comentou.

Mineiro citou o seguro safra, programa destinado a agricultores que perderam a produção em virtude da seca ou do excesso de chuvas, que beneficia 45 mil famílias no RN. Ele observou que é preciso levantar quem ainda não está cadastrado e que precisa obter o auxílio.

O deputado disse, ainda, que as prefeituras precisam ajudar os agricultores com o cadastro para receber o milho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Há 12 mil famílias cadastradas, mais 2,5 mil cadastros sendo analisados atualmente.

“Há recursos disponíveis para instalação de poços, mas o governo está muito atrasado [nessa ação]. Na semana passada, o governo publicou dispensa de licitação para fazer poços, mas precisa ver onde serão abertos e se vão chegar mesmo aos municípios mais necessitados”, observou.


Fotos: Vlademir Alexandre.
Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário: