quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SESAP FARÁ TESTE RÁPIDO DE HIV E SÍFILIS NO CARNATAL


DN Online

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará, pelo quarto ano consecutivo, o teste Fique Sabendo, durante o período de Carnatal, de 06 a 09 de dezembro deste ano. Por meio do teste, é possível obter o diagnóstico para HIV, hepatites B e C e sífilis.

A mobilização tem como objetivo prevenir doenças sexualmente transmissíveis, bem como conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia através do teste rápido. Segundo Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a meta para 2012, é realizar 1.500 testes rápidos. "Por meio deles, é possível minimizar os problemas relacionados ao diagnóstico tardio", disse Sônia Cristina Lins.

Realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, o teste rápido fica pronto em 30 minutos e o resultado do exame é sigiloso. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado e começa a receber aconselhamento ainda no local.

A Sesap participa do Carnatal desde 2009, quando, na ocasião, realizou 300 testes para detecção do HIV, o vírus causador da Aids. Destes, um deu resultado positivo. Em 2010 ampliou a oferta para 774 testes, sendo oito positivos. Em 2011 conseguiu ofertar 991 testes, com 13 resultados positivos. Nos anos anteriores, o teste foi direcionado para HIV, mas, em 2012, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Sesap vai oferecer à população teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais. Além dos testes, serão distribuídos materiais educativos e preservativos.

O Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais vai contar com o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da União dos Escoteiros do Brasil/Região RN, SESI, Caern e da empresa Destaque, organizadora do Carnatal.

Nenhum comentário: