Pagar mais de uma vez a mesma fatura não é uma situação
incomum. Todo mês, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte
(Caern) registra diversas situações que envolvem o pagamento em duplicidade,
com os motivos mais variados: familiares que pagam a mesma conta por não terem
se comunicado, a pressa na hora de digitar o mês de pagamento no caixa
eletrônico, imóveis fechados que não são acompanhados corretamente pelas
imobiliárias, ou mesmo esquecimento do cliente de que já havia quitado a
dívida.
Quando o
cliente paga uma conta que já havia sido quitada, pensando que está pagando a
do mês, acaba por deixar esta em aberto. “Uma pergunta comum é porque o
ressarcimento ao cliente não é feito automaticamente. A resposta é simples: nem
sempre o pagamento é feito pelo titular. Há casos de, por exemplo, o vizinho
receber a fatura e pagar achando que é a do seu próprio imóvel”, comenta o
coordenador comercial de arrecadação da Caern, João Gabriel Assunção.
O
procedimento, quando um terceiro pagou a conta do titular equivocadamente, é
comprovar o pagamento duplicado, para obter o direito de ressarcimento. Sempre
que o cliente detectar que pagou em duplicidade, deve procurar um escritório da
Caern ou uma Central do Cidadão para registrar o ocorrido e haver a devolução.
Para isso, é importante levar as faturas pagas em duplicidade, como forma de
comprovar a quitação do débito.
Um
levantamento feito pela Coordenação de Arrecadação e Faturamento mostra que a
grande maioria das contas na situação de pagamento em duplicidade são
inferiores ao valor de R$ 100. Recentemente a Caern realizou um treinamento
para capacitar aproximadamente 200 colaboradores que atuam na área comercial da
Caern nas regionais de Natal e do interior do Estado, especificamente no
atendimento ao consumidor, e este foi um dos tópicos abordados, contribuindo
para melhoria do serviço de orientação e devolução do crédito em casos de
pagamento em duplicidade.
ORIENTAÇÃO
Existem
maneiras de evitar incorrer no erro de pagar a mesma conta. Uma delas é anexar
o comprovante de pagamento à mesma ou optar pelo débito automático em conta.
Outra dica é ter em casa pastas diferenciadas para arquivamento de contas pagas
e outra para contas não pagas. Para evitar esse transtorno, é importante ficar
atento aos avisos emitidos nas contas de água.
A leitura e
impressão simultânea da conta adotada pela Companhia têm um tipo de papel
diferenciado, com o objetivo de auxiliar o consumidor a diferenciá-la. “Além
disto, quando há conta em aberto, o sistema emite uma mensagem indicativa na
conta”, ressalta João Gabriel. Se ao constatar aviso de débito o pagamento já
houver sido regularizado, o cliente deve apresentar os pagamentos para
averiguar o que ocorreu, nos referidos locais de atendimento.
Fonte:
Jornal de Fato
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