terça-feira, 11 de junho de 2013

SECRETÁRIO DIZ QUE SERÃO INSTALADOS 68 LEITOS DE UTI ATÉ O FINAL DE 2013

O secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Fonseca, disse, em reunião com Ministério Publico Estadual, Tribunal de Justiça e o Conselho Estadual de Saúde, que até o final de 2013 o Governo do estado vai abrir mais 68 leitos de UTI, outros 30 leitos no médio prazo e outros 60 num período de 2 anos. Luiz Roberto reclama que muitos dos leitos estão ocupados com pessoas portadoras de doenças evitáveis. É um problema de atenção básica.
Citou que hoje a UTI do Hospital Giselda Trigueiro (infectologia), está com 3 dos 7 leitos de UTI ocupados com pacientes com tétano, doença evitável com vacina que custa 0,57. Em todo o RN, existem7 crianças ocupando leitos de UTI´s, em função de portar “meningomielocele, por que suas mães não tomaram ácido fólico no pré-natal: R$ 3,50 a caixa”, destaca o secretário.
“Temos crianças portadoras de doenças cardíacas corrigíveis, que ficam 2, 4, 6 meses em UTI´s por falta de um ecocardiograma”, acrescenta o secretário Luiz Roberto em reunião com as autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e do Concelho Regional de Medicina, hoje, na Secretaria Estadual de Saúde, em Natal.
Sobre a reestruturação dos hospitais da rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte, o secretário Luiz Roberto, em reunião com os deputados na Assembléia Legislativa do Estado disse: “Vamos enfrentar o déficit de leitos de terapia intensiva juntos”, disse Luiz Roberto, acrescentando que a situação crítica da ortopedia também será enfrentada com parcerias.
Ainda conforme o secretário o Hospital Estadual Ruy Pereira terá o perfil mudado. Agora será ortopédico. O secretário Luiz Roberto destaca que não será medido esforços para que todo o sistema de saúde pública do Rio Grande do Norte esteja funcionando num prazo de no máximo 2 anos. Fala num processo de reestruturação complexo, que passa por readequação de costumes e até incentivos para que a rede básica de saúde funcione adequadamente.

Fonte: Defato

Nenhum comentário: