sábado, 23 de março de 2013

JANDUIENSE RECEBE MEDALHA DA ONU POR SERVIR NA MISSÃO DE PAZ NO HAITI

Janduiense sendo agraciado por uma medalha da ONU



Edilui em patrulhamento de rotina pelas ruas do Haiti

Momento de discontração com amigos militares




Clique neste link e veja uma seleção de fotos feitas no Haiti por Edilui



Servindo o Exército Brasileiro desde 3 de maio de 2008, o janduiense Edilui Fernandes Pereira,24 anos de idade, é mais um dos milhares de brasileiros que atuam na missão de paz no Haiti, país que sofreu um forte terremoto no ano de 2010. Criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 20 de Abril de 2004, por meia da resolução 1542 com a finalidade de restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e deposição do presidente Jean Bertrand Aristide, a missão de pais reúne militares de vários países, afim, de estabilizar o país.

No Haiti desde Novembro de 2012, Edilui repassou a nossa reportagem que ao chegar naquele país sua maior dificuldade foi se adaptar ao clima, o Haiti tem uma temperatura média de 39 graus, além de ser um país poluente.

Conhecido popularmente em Janduís por Branco ou Branquinho, Edilui é hoje um exemplo a ser seguido, longe da sua família e amigos se dedica ajudando os mais pobres daquele país que sofre com a pobreza extrema há muitos anos.

A energia elétrica usada no Haiti é produzida através de carvão, aqueles que têm mais condições compram um pequeno gerador, água portável é quase impossível de encontrar e são vendidas a presos absurdos.

Para matar a saudade da família e amigos os soldados do exercito brasileiro utilizam a internet para se comunicarem com o Brasil, além de telefones gratuitos que o exercito disponibiliza para que os militares possam ligar a vontade.

Edilui voltará ao Brasil em Maio deste ano, onde passará 4 dias confinada no batalhão onde passará por uma bateria de exames, em seguida, o janduiense terá 15 de folga.

Na última quinta-feira (21), Edilui Pereira recebeu da ONU uma medalha como forma de agradecimento pelos seus serviços a esta tão importante missão.



Nenhum comentário: