quarta-feira, 13 de março de 2013

ONDAS COM MAIS DE 2,5 METROS ATINGEM LITORAL DO RN


Fabiano Souza/Da redação

A combinação das ondas swell e da maré alta traz a ressaca para o litoral do  Rio Grande do Norte e do Ceará. Até hoje, as ondas podem alcançar em alguns pontos dessa faixa litorânea até 4,6 metros. Fenômeno trouxe beleza e alguns transtornos para a Beira Mar. O nível das ondas do mar tem aumentado, consideravelmente, no litoral potiguar.

As ressacas acontecem, principalmente, nos finais de tarde e causam prejuízos aos pescadores em municípios litorâneos, como São Miguel do Gostoso, distante 120 quilômetros de Natal. Nessa localidade, em dois dias, as ondas atingiram 2,5 metros, segundo a tábua de marés. A Marinha do Brasil, confirmou que duas embarcações viraram. A previsão para hoje é de que o mar continuará revolto. 

Temendo a previsão de ondas ainda maiores para o final da tarde de hoje, alguns pescadores resolveram atracar seus barcos na Ponta do Santo Cristo, mais ao Sudoeste e onde as ondas ocorrem em menor intensidade.  Maria Ilza da Silva, presidente da Colônia de Pescadores, que reúne, hoje, 700 pescadores e pescadoras temem que possa ocorrer novos acidentes com os barcos que são na maioria com mais de 10 anos de uso. “Estamos com medo porque as ondas devem vir mais fortes. Vai ser lua crescente e o risco de ondas maiores é previsto“, disse a presidente.

Até o inicio da manhã de hoje apenas a comunidade de São Miguel do Gostoso havia comunicado o registro de acidentes com barcos em conseqüência da ressaca iniciada ontem.

Fonte: Defato


Nenhum comentário: