terça-feira, 2 de abril de 2013

ESCOLA DA ARENA DAS DUNAS ALFABETIZA 1ª TURMA DE OPERÁRIOS EM NATAL


Do G1 RN

Escola funciona no canteiro de obras que sediará jogos da Copa do Mundo.
Aulas começaram em janeiro de 2012 e 16 alunos se formaram na 1ª turma.

A escola da construtora responsável pelas obras do estádio de futebol Arena das Dunas, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal, formou a primeira turma do ensino fundamental com 16 alunos trabalhadores da construção. A escola funciona dentro do canteiro de obras e os trabalhadores têm aulas depois do expediente. Cerca de 1.800 operários trabalham 8 horas por dia na obra do Arena das Dunas.

O servente de pedreiro Antônio Vieira de Souza é um deles. Trabalhando no local há pouco mais de um ano, ele faz parte da primeira turma de operários que aprendeu a ler no canteiro de obras. “Eu olhava para uma placa e ficava muito triste porque eu queria ler e não conseguia. Se eu quisesse saber o que estava escrito eu tinha que perguntar a alguém”,  conta Antônio Vieira de Souza. 

Aprender a ler e escrever foi a realização de um sonho antigo para o servente de pedreiro de 48 anos de idade que nunca tinha entrado em uma sala de aula antes do curso na arena das dunas. “Você passa a ser um cidadão, antes era um cego e de repente passa a enxergar. Eu penso assim, por isso pra mim é uma felicidade tamanha”, disse.

A mudança na vida de seu Antônio é a realização para os professores que participam desta transformação. “É um mundo que se abre. Eu começo dizendo a eles que a leitura faz o homem criar asas. E eles já estão se conscientizando disso, é o melhor presente que um educador pode receber”, disse a professora Maria Eunice Antunes.
As aulas começaram em janeiro de 2012 e a primeira turma se formou no dia 28 de março de 2013. Uma nova turma foi formada e as aulas já começaram.

Nenhum comentário: