sábado, 13 de abril de 2013

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS REGISTRAM SALDO POSITIVO DA GERAÇÃO DE EMPREGO



As micro e pequenas empresas vêm crescendo em todo o Brasil. Prova disso é a geração de emprego. De acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), o Estado acumula um saldo negativo de empregos em 2013, com a perda de 4.109 postos de trabalho. No entanto, as micro e pequenas empresas registram a criação de novas 388 vagas no mercado formal.

Segundo Alinne Dantas, analista técnica da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/RN, essa é uma tendência nacional. “Essa é uma realidade em todo o país, mas essa tendência é mais forte na região Nordeste porque as grandes empresas se concentram nas regiões Sul e Sudeste. Nesses momentos de crise, são as micro e pequenas empresas que sustentam os empregos”, afirma.

Em 2012, enquanto o país gerou mais de 1,3 milhão de novos empregos, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por mais de 1,2 milhão. Já no Rio Grande do Norte, os números são ainda mais expressivos. Enquanto o saldo geral de novos postos de trabalho é de 12.265, as micro e pequenas empresas acumularam mais de 16 mil novas vagas. No acumulado de 2013, o Brasil gerou mais de 152 mil vagas, sendo que mais de 121 mil vagas foram abertas pelas micro e pequenas empresas.
Alinne Dantas explica que em 2012 foram as micro e pequenas empresas que seguraram a geração de emprego no Brasil e Rio Grande do Norte. “Isso ainda não foi possível em 2013. Até porque os primeiros meses registram um grande número de demissões em vários setores. No entanto, deve ser recuperado até o final do ano”, esclarece.

A analista também afirma que os dados significam que é preciso um olhar especial para essas empresas porque elas estão segurando a economia brasileira. “É preciso investir mais nesse segmento porque ele é muito importante para o crescimento do país”, destaca.

Os setores que mais geraram emprego em 2012 foram: Comércio (6.168), Serviços (5.423) e Construção Civil (2.529). Já em 2013, as únicas áreas que registram saldo positivo na geração de empregos é o de Serviços (415) e Construção Civil (642).
Empresas de micro e pequeno porte são responsáveis por 60% dos novos empregos
Dados do Sebrae contabilizam que as micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 60% dos postos criados, em todo o país, pelo setor produtivo, no mês de fevereiro. Em análise com o primeiro mês do ano, a geração de emprego pelos pequenos negócios registrou um crescimento de 85%.


O saldo líquido de novos empregos nos empreendimentos de micro e pequeno porte saiu dos 47,5 mil, em janeiro, para 74,3, em fevereiro. O setor de serviços foi responsável pela criação de mais da metade dos empregos formais de fevereiro, com em torno de 47,5 mil postos de trabalho gerados. Em segundo lugar, aparece a construção civil, com cerca de 11,3 mil novos empregos.

As informações fazem parte de um estudo mensal elaborado pelo Sebrae, tendo como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE).

Fonte: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário: