quarta-feira, 3 de abril de 2013

JARDIM DE PIRANHAS É APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE CULTURA


Jardim de Piranhas se tornou, nesta terça-feira (2) o 49º município do Rio Grande do Norte aprovado no Sistema Nacional de Cultura (SNC). O e-mail de confirmação chegou nas primeiras horas da manhã, em resposta a solicitação da Prefeitura, enviada no início de março.
A partir de agora, Jardim poderá criar seu plano municipal de cultura e, através dele, acessar todas as políticas da área em nível nacional, tendo direito a receber recursos fundo a fundo. Com isso, o município estará livre da dependência dos editais e das emendas parlamentares.
 Nesta sexta-feira, o prefeito Elídio Queiroz aproveitará a visita da governadora Rosalba Ciarlini e de outras autoridades estaduais que estarão presentes na inauguração da agência do Banco do Brasil da cidade, para assinar o acordo junto ao Ministério da Cultura e oficializar o início do processo de criação do Sistema Municipal de Cultura. “Com essa conquista, Jardim de Piranhas terá vida própria na cultura, deixando de depender da vontade alheia. Esse é um grande avanço para todas as manifestações culturais locais e para o próprio município que nunca tinha acessado o Sistema Nacional de Cultura”, destacou Elídio Queiroz.
 Após a assinatura, será iniciado todo o processe de construção do Plano Municipal de Cultura que dependerá da criação do Conselho Municipal de Cultura, do Sistema de Informações e Indicadores, Sistema Municipal de Museus, Sistema de Bibliotecas, Fundo Municipal de Cultura, da Lei de Incentivo a Cultura e, por último, da aprovação da Câmara de Vereadores. De acordo com Lindemberg Bezerra, assessor de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, todos esses mecanismos são fundamentais para tornar Jardim de Piranhas independente na execução de suas atividades culturais. “Com tudo aprovado, já em 2014, o município poderá acessar os recursos as vantagens do Sistema Nacional”, concluiu.
Fonte: Defato

Nenhum comentário: