quarta-feira, 10 de abril de 2013

SERVIDORES DO HOSPITAL DA MULHER ENTRAM EM GREVE


Funcionários do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia decidiram paralisar atividades por conta de dois meses de salários atrasados. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios e Pesquisas dos Hospitais Particulares de Mossoró (Sintrahpam), a situação se complicou depois que o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase) comunicou aos funcionários que estava deixando a administração da unidade materno-infantil.

"A direção do Inase se reuniu com os funcionários, no início da noite de ontem (anteontem), e comunicou que estava deixando a administração do hospital por conta da intervenção judicial. Dessa forma, a unidade está sem administração até que o interventor nomeado pela Justiça assuma suas funções. Depois do anúncia do Inase, os trabalhadores se reuniram e decidiram pela greve. Os funcionários estão sem receber seus salários há dois meses e precisam do pagamento. Agora não temos como negociar porque a unidade está sem administração", diz Luiz Avelino, presidente do Sindicato.

Com a decisão dos funcionários, o Hospital da Mulher está atendendo somente urgência e emergência. "Os pacientes internados continuam recebendo tratamento e vamos manter o efetivo de 30% de acordo com a Lei de Greve. Os trabalhadores também estão com receio de não receberem as rescisões com o Inase", afirma Luiz Avelino.
Outra denúncia do Sintrahpam é que os trabalhadores já não têm mais acesso às refeições. "Por falta de pagamento, está tendo alimentação somente para os pacientes e seus acompanhantes. Isso é por enquanto, porque não sabemos por quanto tempo o fornecedor continuará atendendo à demanda", esclarece Antonino Teixeira, vice-presidente da entidade.

A vendedora Karina de Oliveira foi uma das prejudicadas pela falta de atendimento na unidade materno-infantil. Ela procurou atendimento no Hospital da Mulher depois que sofreu um aborto espontâneo. "Eu já tinha vindo aqui duas vezes e tinha sido muito bem atendida. No entanto, devido à greve, agora me encaminharam à Casa de Saúde Dix-sept Rosado", explica.

A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). No entanto, o secretário Luiz Roberto Fonseca não atendeu às ligações. A assessoria da Sesap confirmou que o titular da pasta cumpre hoje agenda em Mossoró, inclusive dará entrevista coletiva no Hospital da Mulher.

Fonte: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário: