quarta-feira, 27 de maio de 2015

DESABASTECIMENTO DE MATERIAIS ATINGE HOSPITAIS DO INTERIOR DO RN

Segundo a diretora do Sindsaúde, Rosália Fernandes, problema no abastecimento de hospitais acontece em todo estado

Da Tribuna do Norte
O problema de desabastecimento de insumos e medicamentos constatados nos hospitais públicos de Natal também atinge o interior do estado. No Hospital Regional de Caicó, na região Seridó, muitos acompanhantes de pacientes estão tendo que comprar os materiais necessários para o tratamento. Entre o material que está faltando estão gaze, soro, luvas e dipirona. 

Segundo Rosália Fernandes, diretora do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), durante o ato em defesa dos hospitais da região realizado nesta terça-feira (26) em Caicó, algumas usuárias chegaram a relatar também problemas no Hospital da Mulher do município. “A realidade de lá não se diferencia daqui [Natal] e chega a ser até pior, já que demora mais para chegar o material no interior”, explicou Rosália. Segundo ela, um médico denunciou que também estava sem nada para atender os pacientes da UTI.

Ela explica que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que estava com muitas dívidas com fornecedores, herdadas da última gestão estadual, mas que as contas estavam sendo pagas para que o abastecimento pudesse ser feito novamente. Porém, segundo Rosália, o problema deveria estar sendo resolvido rápido, porém a situação está se agravando.

No início do governo Robinson Faria, a Sesap tinha uma dívida R$ 124,7 milhões, sendo 53,3 milhões somente com fornecedores de insumos e medicamentos, além de prestadores de serviços, segundo disse o secretário Ricardo Lagreca em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE, em março. Nas últimas semanas, mais de 100 itens de medicamentos que estavam faltando na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), porém o estoque só deverá ser normalizado no fim do mês. Itens para uso hospitalar, como seringas e soro fisiológico também chegaram para serem distribuídos nos hospitais.

O Sindsaúde está realizando uma série de mobilizações nos principais hospitais do estado como parte da sua campanha salarial. Na próxima sexta-feira (29) será realizada uma assembleia, onde a categoria irá votar o indicativo de greve.

Nenhum comentário: