segunda-feira, 25 de maio de 2015

MATERNIDADE ALMEIDA CASTRO AMPLIA SEUS SERVIÇOS EM 18 LEITOS

O Hospital Maternidade Almeida Castro se prepara para inaugura no próximo dia 28 mais uma etapa de estruturação e ampliação da unidade. Desta vez será a Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Canguru (UCINca). São 18 novos leitos estruturados.
O Programa Mãe Canguru, como é mais conhecido, já existia no Hospital. Funcionava em dez leitos, num espaço inadequado. A Junta Interventora, com autorização da Justiça Federal e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ampliou esta unidade.

Agora serão 18 leitos, além de uma área de convivência, onde haverá toda a estrutura para palestras dos médicos, psicólogos, enfermeiros para os pais das crianças. Serão duas enfermarias com 6 leitos cada, onde os pais vão acompanhar a recuperação dos bebês.

A terceira enfermaria será destinada exclusivamente para crianças que carece de acompanhamento médico e a mãe já recebeu alta. São nestes espaços que a criança fica sendo alimentada com orientação médica até ganhar o peso ideal para receber alta.

O diferencial deste programa é que a família é inserida em todas as etapas de recuperação do recém-nascido. Segundo o coordenador do trabalho de estruturação do Hospital Almeida Castro, Benedito Viana, “os país não podem ser vistos como visita. Eles terão livre acesso”.

A Intervenção da Justiça Federal no Hospital Maternidade Almeida Castro começou no início de outubro de 2014. Nos primeiros 30 dias, emergencialmente, foram adaptados e abertos 30 leitos. Em mais 30 dias, foram abertos outros 30 leitos. Em seguida foi a UTI neonatal.

Mais recentemente foi colocado em funcionamento o Centro Cirúrgico, com quatro salas, sendo que uma exclusiva para cirurgias ortopédicas. O início dos trabalhos dos médicos para as cirurgias já está em andamento, já tendo sido feito mais de 70 cirurgias.

Quando estiver em pleno funcionamento, será possível fazer em dias programados até 25 cirurgias, média de 300 por mês, todas indicadas pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e custeadas exclusivamente com recursos do SUS.
Também foram abertos as enfermarias e um moderno laboratório, com diagnósticos todos custeados exclusivamente pelo SUS. O principal avanço é que os salários dos servidores agora são em dia. Existe forte satisfação por parte dos servidores.

Com a reestruturação do setor para funcionar Mãe Canguru, que deve receber os primeiros bebês no dia 1 de junho, o Hospital Maternidade Almeida Castro passa a ter mais de 124 leitos.

Segundo Larizza Queiroz, coordenadora da Junta Interventora, o trabalho de ampliação dos serviços continua. No caso da ala do Mãe Canguru, a gestora informou que as salas foram reformadas e receberam novos e adequados equipamentos e móveis.


Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário: