quinta-feira, 28 de maio de 2015

DESEMBARGADOR NATALENSE INTEGRA LISTA TRÍPLICE PARA VAGA NO STJ

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, foi eleito, nessa quarta-feira (27), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para compor a lista tríplice daquela Corte, com nomes de membros dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), para concorrer à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ari Pargendler.

Com 20 votos, Navarro ficou em segundo lugar. Os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), respectivamente, Joel Ilan Parcionik (21 votos) e Fernando Quadros da Silva (18 votos) completam a lista que será enviada à presidente da República, para a escolha do novo ministro do STJ.

Perfil - Natural de Natal (RN), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, 52, foi procurador da República antes de chegar a desembargador federal do TRF5, em dezembro de 2003, na vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF). Dedicou mais de 12 anos à carreira de procurador da República no Rio Grande do Norte, entre fevereiro de 1991 e dezembro de 2003. Graduado em Direito pela UFRN, Navarro tem mestrado e doutorado em Direito pela PUC/SP. No magistério, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, respectivamente, da UFRN e Uni-RN.

O desembargador é autor dos livros “Apontamentos sobre Mandado de Segurança” (Cia. Editora do Estado do Rio Grande do Norte, 1984), “Reclamação Constitucional no Direito Brasileiro” (Sergio Antonio Fabris Editor, Porto Alegre, 2000), “Mandado de Segurança Coletivo – Legitimação Ativa” (Ed. Saraiva, São Paulo, 2000), “Significado do 30 de Setembro” (Coleção Mossoroense, Mossoró, 2001) e “Princípio do Promotor Natural” (Jus Podium, Salvador, 2004), e escreveu vários artigos, publicados em revistas especializadas, coletâneas e capítulos de obras coletivas. Desde 2013, é membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Cadeira nº 39 (ainda não empossado).

Marcelo Navarro mantém, ainda, uma conta na rede social Twitter (@MNavarroRD), alimentada diariamente com microtextos sobre diversas áreas: música, literatura, línguas, poesia, conhecimentos gerais e, claro, direito.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: